Notícias

Ver notícia

Saiba cinco dicas de como fazer a preservação e o uso consciente da terra

Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo, data fundamental para trazer a reflexão sobre a importância da correta utilização, preservação e conservação da terra. E você sabia que uma das principais maneiras de se chegar a esses propósitos, é investindo em saneamento básico?

Sim! Isso porque a falta de tratamento e destinação adequados do esgoto podem gerar uma série de transtornos, entre eles a contaminação do solo. Quando os contaminantes do esgoto se infiltram na terra, a água subterrânea, fonte importante de água potável, é contaminada causando vários problemas a vida terrestre.

Por isso, as empresas Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, colocaram como meta fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro Estado do Brasil a atingir a universalização de Esgoto. As empresas entendem que o saneamento básico é um direito fundamental das pessoas e a universalização é um investimento essencial para a proteção do meio ambiente.

Enquanto as empresas caminham nesse objetivo, outras iniciativas paralelas são mantidas com o foco na preservação do solo, uma delas é o doar e plantar mudas através do viveiro Isaac de Oliveira.   Assim, a Ambiental MS Pantanal faz o reflorestamento das matas ciliares próximas dos rios e lagos.

Com essa consciência ambiental, a empresa reafirma o seu compromisso com a proteção da biodiversidade, amplia suas ações voltadas à preservação do solo e fortalece também a manutenção da biodiversidade. Os solos bem conservados reciclam nutrientes e se tornam mais férteis, não é mesmo?

Sobre a data:

O Dia Nacional da Conservação do Solo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e foi criada no dia 13 de novembro de 1989. No entanto, a celebração da data é no dia 15 de abril em homenagem ao americano Hugh Hammond Bennett considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.  

A preservação do solo pode ser vista como um conjunto de ações que juntas ajudam no restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade. Aqui vão cinco dicas de como fazer a preservação e o uso consciente da terra, elemento fundamental na garantia da nossa alimentação.

  1. Lugar de lixo é no lixo: O lixo pode ser muito prejudicial ao solo, jogue nos locais adequados. A coleta seletiva é muito importante.
  2. Conservação da floresta nativa: uma das formas mais eficientes de não agredir o solo é evitando o desmatamento, você sabia?!
  3. Plante uma muda: Quando a preservação da mata nativa não for possível, uma alternativa é recorrer ao reflorestamento de áreas degradadas. Cuide da natureza!
  4. Não jogue óleo na pia, vaso sanitário ou na terra: O óleo de cozinha é altamente poluente e gera muitos problemas ao meio ambiente tais como: a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.
  5. Combate a erosão: Grandes ou pequenos agricultores devem estar atentos aos projetos que podem ajudar no combate à erosão do solo, seja por meio da rotação de culturas ou mesmo impulsionando o uso de meios tecnológicos.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...