Notícias

Ver notícia

Saiba cinco dicas de como fazer a preservação e o uso consciente da terra

Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo, data fundamental para trazer a reflexão sobre a importância da correta utilização, preservação e conservação da terra. E você sabia que uma das principais maneiras de se chegar a esses propósitos, é investindo em saneamento básico?

Sim! Isso porque a falta de tratamento e destinação adequados do esgoto podem gerar uma série de transtornos, entre eles a contaminação do solo. Quando os contaminantes do esgoto se infiltram na terra, a água subterrânea, fonte importante de água potável, é contaminada causando vários problemas a vida terrestre.

Por isso, as empresas Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, colocaram como meta fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro Estado do Brasil a atingir a universalização de Esgoto. As empresas entendem que o saneamento básico é um direito fundamental das pessoas e a universalização é um investimento essencial para a proteção do meio ambiente.

Enquanto as empresas caminham nesse objetivo, outras iniciativas paralelas são mantidas com o foco na preservação do solo, uma delas é o doar e plantar mudas através do viveiro Isaac de Oliveira.   Assim, a Ambiental MS Pantanal faz o reflorestamento das matas ciliares próximas dos rios e lagos.

Com essa consciência ambiental, a empresa reafirma o seu compromisso com a proteção da biodiversidade, amplia suas ações voltadas à preservação do solo e fortalece também a manutenção da biodiversidade. Os solos bem conservados reciclam nutrientes e se tornam mais férteis, não é mesmo?

Sobre a data:

O Dia Nacional da Conservação do Solo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e foi criada no dia 13 de novembro de 1989. No entanto, a celebração da data é no dia 15 de abril em homenagem ao americano Hugh Hammond Bennett considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.  

A preservação do solo pode ser vista como um conjunto de ações que juntas ajudam no restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade. Aqui vão cinco dicas de como fazer a preservação e o uso consciente da terra, elemento fundamental na garantia da nossa alimentação.

  1. Lugar de lixo é no lixo: O lixo pode ser muito prejudicial ao solo, jogue nos locais adequados. A coleta seletiva é muito importante.
  2. Conservação da floresta nativa: uma das formas mais eficientes de não agredir o solo é evitando o desmatamento, você sabia?!
  3. Plante uma muda: Quando a preservação da mata nativa não for possível, uma alternativa é recorrer ao reflorestamento de áreas degradadas. Cuide da natureza!
  4. Não jogue óleo na pia, vaso sanitário ou na terra: O óleo de cozinha é altamente poluente e gera muitos problemas ao meio ambiente tais como: a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.
  5. Combate a erosão: Grandes ou pequenos agricultores devem estar atentos aos projetos que podem ajudar no combate à erosão do solo, seja por meio da rotação de culturas ou mesmo impulsionando o uso de meios tecnológicos.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul