Notícias

Ver notícia

Com objetivo de proteger seus principais mananciais, incluindo os córregos Saladeiro, Bonito e Restinga e o Rio Formoso, a prefeitura de Bonito lançou nesta última terça-feira (21) o ‘Programa Rios Cristalinos’, em parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e com a Ambiental MS Pantanal.

A Programação de lançamento faz parte da Semana Mundial da Água que envolvem múltiplas ações visando proteger as águas e promover melhorias no saneamento básico da cidade.

Com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, da secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, do diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, entre outras autoridades, o lançamento do programa ocorreu nesta tarde, no auditório do CMU (Centro de Múltiplo Uso).

Além de ressaltar a importância da iniciativa do município em lançar o programa ‘Rios Cristalinos’, Paulo Antunes, disse que a MS Pantanal é defensora de ideias voltadas a preservação ambiental.

“Acredito que preservar e restaurar os nossos rios e nascentes deva estar na prioridade de toda sociedade. Participar de um programa que tem como foco principal esse propósito não só aumenta o compromisso com o nosso negócio principal, que a coleta e tratamento do esgoto das cidades atendidas pela Sanesul, como nos permitir integrar ainda mais as necessidades de cada localidade que atuamos”, enfatizou.

O diretor-presidente da Sanesul enalteceu a iniciativa da prefeitura, destacando a importância desse tipo de ação. Ele disse que era uma honra representar o governador Eduardo Riedel durante o evento e que o programa é de fundamental importância para a Sanesul, para a MS Pantanal, para o município e, principalmente, para a população de Bonito.

Renato Marcílio advertiu sobre a prática de ligações irregulares e avisou que a empresa irá trabalhar para evitar esse tipo de “crime”. “Nos detectamos isso e resolvermos fazer uma parceria de todo mundo trabalhar, então vamos atuar por meio da comunicação, depois nós vamos ir para intervenção e se precisar, punição, porque isso não pode ficar impune, porque quando você não pune o que está errado, você está punindo quem está certo, acho que não dá para conviver com isso. De qualquer forma, a gente precisa do engajamento da população, que precisa entender essas ações”, colocou Renato Marcílio.

‘Programa Rios Cristalinos’

As ações do ‘Programa Rios Cristalinos’ envolvem uma série de eventos voltados à educação ambiental, que devem ser veiculadas nas mídias sociais, spots para rádio, carros de som, folhetos e cartazes, com intuito de informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora, com foco na proteção da fauna na área urbana e melhorias estruturais no sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Além dos produtos de comunicação, estão previstas ações de investigação de ligação e notificação de usuários, por meio da criação de um grupo técnico de trabalho, com representantes do poder público e sociedade civil, visando maior alcance na difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente. Na prática, a ideia da parceria institucional é monitorar e intensificar a fiscalização para evitar eventuais ligações clandestinas na rede de drenagem e de águas pluviais na rede de esgoto.

Visita na Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito

Na ocasião do lançamento do Programa ‘Rios Cristalinos, o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, e o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, visitaram nesta terça-feira (21), a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Bonito. Na ocasião, Letícia Yule Zavarizzi, coordenadora regional da AMSP em Bonito, fez a apresentação do funcionamento da ETE, que é referência nacional.

Com informações site Sanesul.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.