Notícias

Ver notícia

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, o Sistema SESC/SENAC juntamente com a Amcham, convidaram a Ambiental MS Pantanal para realizar uma Palestra sobre “Soluções para a poluição plástica”, tema escolhido pela ONU este ano, tendo em vista o grande problema ambiental causado pelo descarte indevido desse resíduo.

O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, realizou sua apresentação diretamente do SENAC (via Teams), o que oportunizou a conexão de aproximadamente 152 pessoas da Fecomércio, SESC, SENAC, suas escolas e alunos; além de colaboradores da Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba.

Conforme o conteúdo abordado pelo diretor, a poluição plástica já virou uma ‘pandemia’. Em março de 2022, um acordo da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) criou o primeiro tratado global para combater a poluição causada pelo plástico, sendo um dos maiores e mais urgentes problemas ambientais da atualidade, e exige a participação da sociedade, e fez uma alerta:

“No Brasil são produzidos e lançados de forma inadequada na natureza 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas pet, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano. Grande parte desses resíduos são removidos nas nossas, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Elevatórias de Esgotos (EEE), 100 toneladas todos os anos”.

Para Kethyllen Garcia, Head de Customer Success na Amcham Brasil, apoiar práticas empresariais que visem um ambiente positivo e sustentável de negócios para empresas e seus parceiros locais, é a intenção da Amcham.

“Quando o Senac entrou em contato conosco, solicitando uma indicação de palestrante para semana do meio ambiente, pensamos na indicação do Paulo Antunes, que sempre falou sobre a importância do cuidado com o meio ambiente com brilho nos olhos. Esse foi um dos principais motivos para o indicarmos para este momento”.

A Supervisora da Central de serviços da MS Pantanal e Águas Guariroba, Diuliana Carvalho Sampaio, destacou a importância de sensibilizar pessoas sobre os impactos da poluição plástica e o incentivo às práticas mais sustentáveis.

“Devemos repensar o uso de produtos descartáveis, como sacolas, canudos, copos e talheres de plástico, optando por alternativas reutilizáveis ou biodegradáveis sempre que possível. Em breve daremos início a um projeto de reciclagem de resíduos sólidos com foco na busca de alternativas mais sustentáveis ao plástico, auxiliando na construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, enfatizou.

Com o propósito de minimizar os impactos ambientais, a Ambiental MS Pantanal tem trabalhado na busca de alternativas sustentáveis. Nessa linha de ação, ainda neste mês, a organização lançará para todos os seus colaboradores dos polos de trabalho da Capital e do Interior do Estado, a campanha “Adote um copo”, que consiste na eliminação do uso de copos descartáveis e a adoção de copos reutilizáveis, reforçando práticas sociais conscientes e corretamente gerenciadas.   

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...