Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município

“Uma ação simples que gera resultado” é assim que o operador de estação de tratamento de esgoto (ETE) da Ambiental MS Pantanal que atua em Japorã, Walderei Martins de Oliveira, define a medida de limpeza preventiva que aderiu para evitar obstruções e consequentemente extravasamentos na rede de esgoto do município. Desde a implementação da ideia, há dois anos, nenhuma ordem de serviço de extravasamento foi registrada na cidade.

O colaborador está na empresa desde o início da Parceria Público Privada com a Sanesul em 2021, ele é o único operador que trabalha em campo pela Ambiental MS Pantanal na cidade. Assim que iniciou as atividades por lá, como único colaborador, pensou numa alternativa que otimizasse o seu trabalho.

Em um carro com carroceria, Walderei colocou um galão com água, a princípio de 20 litros, e pela cidade começou a fazer o serviço preventivo de limpeza dos PVs (Poços de visitas). Logo, ele observou que poderia melhorar a operação e então aumentou o tanque de água para 200 litros, adaptou um registro     e um cano.

colaborador implementou ideia usando, a princípio, galão de 20 litros

Com isso, o colaborador conta que em um só dia, consegue realizar a limpeza preventiva em até cinco PVs. “Essa medida otimizou muito o meu trabalho e resultou em menos reclamação de mau cheiro, extravasamentos e obstruções”. Detalha.

Há 484 quilômetros de Campo Grande, Japorã é um município que fica no extremo Sul de Mato Grosso do Sul com 9.243 habitantes, conforme censo do IBGE de 2020. O Sistema de Esgoto Sanitário de Japorã conta 572 ligações domiciliares, uma rede coletora com a extensão de 2.921 metros e uma estação de tratamento com capacidade de 20 litros por segundo.

As limpezas preventivas começaram a ser mais eficazes com a implementação do galão de 20 litros de água

A Ambiental MS Pantanal hoje conta com 20 caminhões destinados a fazer esse tipo de serviço em 11 municípios, Japorã não está na lista. Para o supervisor da equipe Oliver Luan De Leon Trindade que atua no Polo de Naviraí, a iniciativa do colaborador em realizar esse trabalho preventivo é muito positiva mostra o quanto o ele está engajado e tem senso de dono, “fico muito feliz pela ideia que o Walderei teve. Com pequenos recursos gerou grandes resultados”, enfatizou.

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...