Notícias
A Ambiental MS Pantanal recebeu, no dia 31 de março, a três novas integrantes do Programa de Trainee Aegea 2025, iniciativa voltada à formação de jovens talentos para atuação estratégica no setor de saneamento. As engenheiras Amanda Luiza Petri, Mariana Carvalho Muniz e Thais Candace Duarte Silva iniciaram sua jornada na companhia com uma programação intensiva de imersão operacional, técnica e institucional.
O programa tem como objetivo desenvolver competências técnicas, de gestão e liderança, ao mesmo tempo em que proporciona uma visão aprofundada dos desafios e das inovações do saneamento básico no Brasil. A agenda inclui visitas a Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), acompanhamento de rotinas operacionais e participação ativa em projetos institucionais da MS Pantanal.
“Receber essas jovens profissionais reforça nosso compromisso com a excelência na gestão do negócio, preparando líderes capazes de enfrentar desafios estratégicos do setor de saneamento. Durante os próximos 18 meses, elas terão uma experiência prática intensa, focada em inovação, eficiência operacional e melhoria contínua dos nossos resultados, contribuindo diretamente para aumentar a qualidade dos serviços prestados e a percepção de valor por parte dos nossos clientes, sempre alinhadas ao nosso compromisso socioambiental”, destacou Clayton Bezerra, diretor-executivo da MSP, durante a recepção oficial às novas trainees.

O Programa de Trainee é uma iniciativa do grupo Aegea Saneamento, controlador da MSP, e tem como propósito integrar jovens profissionais de alto potencial às suas unidades espalhadas pelo país. A proposta alia formação prática a desafios reais, preparando os participantes para assumir posições estratégicas no setor.
Para Alaiana Xavier, gestora de Recursos Humanos da MSP, a integração de novos talentos é parte essencial da estratégia da empresa. “O programa oferece uma excelente oportunidade para recém-formados ingressarem no mercado de trabalho, ampliando suas chances de crescimento na carreira e acelerando seu desenvolvimento profissional”, afirmou.
Durante o programa, as novas trainees terão a oportunidade de conhecer a fundo o ecossistema da empresa, entender o funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário, participar de ações comunitárias e colaborar com projetos voltados à ampliação da cobertura de saneamento em MS.
Jovens engenheiras comentam início da jornada na MS Pantanal
Para Amanda Petri, o principal objetivo é o crescimento em um ambiente desafiador.
“Quero me desafiar em um ambiente dinâmico e adquirir conhecimentos em gestão, operações, comunicação e liderança, além de ganhar experiência prática na área de saneamento.”
Mariana Muniz ressaltou a importância do autogerenciamento frente às transformações da nova rotina: “Mesmo com muitas mudanças, o segredo é controlar a ansiedade e organizar processos para cada etapa.”
Já, Thais Duarte destacou a sintonia entre seus valores e a cultura organizacional da empresa. “Desde o início do processo seletivo, procurei conhecer bem a empresa e a cultura organizacional.
Ela concluiu refletindo sobre o processo de adaptação: “O trainee exige alta capacidade de adaptação, mas, ao lembrar do meu propósito pessoal e do propósito da empresa, percebo que é possível se ajustar. A cultura organizacional realmente ajuda a lidar com as diversas situações que surgem.”