Notícias
Com a chegada do período de chuva, a Ambiental MS Pantanal e a Sanesul estão de olho em um problema que muita gente acaba nem percebendo, a água da chuva indo direto para a rede de esgoto. Parece ser inofensivo, mas isso pode causar vários transtornos. Por isso, fica o alerta, é importante dar o destino e o caminho certo para essa água.
Acontece que nos 68 municípios atendidos pelas empresas o recado é importante, água da chuva não é para ir para o esgoto. Rede de drenagem e Rede de esgoto são totalmente diferentes.
A rede de esgoto foi feita pra receber a água usada do banheiro, da cozinha e da lavanderia. Já a água da chuva tem que ir pra rua e para os bueiros que são ligados à rede de drenagem.
Quando há o cruzamento entre esses dois sistemas, o risco de sobrecarga aumenta. O sistema fica sobrecarregado e podem causar vários problemas, como esgoto voltando para as casas, tampas transbordando e até risco pra saúde de todo mundo.
Letícia Gutierrez, que é analista de cadastro da MS Pantanal, explica que “As estações elevatórias não dão conta de bombear todo esse volume extra, o que acaba fazendo o poço de sucção encher e isso pode causar poluição e mau cheiro”.
Além dos problemas, ligar calhas e canos direto na rede de esgoto pode até virar problema com a lei, já que é uma infração ambiental. O alerta serve para mostrar que, com pequenas mudanças nas casas, dá pra evitar um problema na cidade inteira.
As recomendações a serem feitas para a população, Leticia destaca “Não jogar lixo no vaso sanitário, tampouco na pia, absorventes, cotonetes, óleo de cozinha, fio dental e entre outros objetos que obstruem a tubulação e dificultam o tratamento do esgoto”.