Notícias

Ver notícia

Ampliação do esgoto avança no interior com meta de beneficiar mais de 126 mil Sul-mato-grossenses

A MS Pantanal iniciou uma nova fase no processo de universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul, com obras nos municípios de Naviraí e Chapadão do Sul. O objetivo é expandir a cobertura de esgotamento sanitário, reduzir riscos à saúde pública e promover a sustentabilidade ambiental.

Em Naviraí, o projeto prevê a implantação de 9,6 quilômetros de rede coletora de esgoto e a execução de 980 ligações domiciliares, atendendo 2.940 moradores. Já em Chapadão do Sul, no norte do estado, serão instalados 17 quilômetros de rede e 970 novas ligações, beneficiando cerca de 2.910 pessoas.

De acordo com o diretor-presidente da MS Pantanal, Gabriel Buim, as obras reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional. Desde 2021, a empresa já implantou 553 quilômetros de rede coletora de esgoto, atendendo mais de 1 milhão de pessoas em 62 municípios e 1 distrito de Mato Grosso do Sul.

“Esses investimentos representam um avanço na qualidade de vida das populações das regiões nordeste e sul de MS. Reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade, a saúde pública e a construção de cidades mais resilientes”, afirma Buim.

Nos próximos meses, o ritmo das obras deve se intensificar em cidades como Selvíria, Sonora, Eldorado e outros 23 municípios. A meta é implantar cerca de 680 quilômetros adicionais de rede coletora de esgoto, beneficiando diretamente 126 mil moradores até o final do ano.

Estações Elevatórias impulsionam expansão do esgotamento no MS

As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) são fundamentais para ampliar a cobertura do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul. Segundo Amanda França, analista ambiental da MS Pantanal, essas estruturas desempenham um papel silencioso, mas essencial.

“Invisíveis para a maioria da população, as EEE garantem o transporte seguro do esgoto até as Estações de Tratamento, superando desníveis naturais em cidades com topografia irregular.”

O plano de expansão da MS Pantanal contempla a implantação de 72 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), projetadas para garantir o transporte de aproximadamente 741 litros de esgoto por segundo. Esse investimento integra a estratégia para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário no estado, com a meta de alcançar 86% até abril de 2026.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul Saiba mais
MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do SulA Ambiental MS Pantanal, concessionária do grupo Aegea...

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul