Notícias
Ao todo 21 estudantes conheceram o processo de coleta e tratamento de esgoto
“Essa visita é importante por vários aspectos, entre eles, os alunos fazerem a conexão da teoria com o mundo real. O segundo ponto é a conscientização sobre como apoiar o trabalho da Ambiental MS Pantanal e o terceiro preservar o meio ambiente”, é assim que o professor Ricardo Batista, define visita na Estação de Tratamento de Esgoto em Naviraí.
O docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul levou os acadêmicos para uma aula prática na ETE do município. A visita foi na manhã desta terça-feira (9) e durou aproximadamente duas horas.
Sob a coordenação da Fernanda Jara e do supervisor Oliver Luan Trindade, os visitantes conheceram o local e tiraram suas dúvidas. Os colaboradores mostraram um pouco do trabalho deles, explicaram como funciona todo o processo de tratamento de esgoto e apresentaram como é feita uma ligação através de uma apresentação montada no local.
Na ocasião, eles destacaram a importância do profissional entender a diferença entre água pluvial e esgoto. “Nós explicamos o que esse equívoco gera para sociedade em dias de chuva. A visita foi bem interessante, os alunos tiraram suas dúvidas e conseguimos repassar um pouco da nossa experiencia pra eles”, completou Fernanda.
Ao todo, 21 alunos do sétimo semestre estiveram presentes. Para o professor Ricardo essa troca é fundamental para os acadêmicos compreenderem o que é ensinado em sala de aula. “Os alunos puderam ter o complemento adequado da matéria ministrada previamente em sala de aula”, reforçou.
Ainda segundo o professor, a aula motivou alguns acadêmicos a trabalharem na área bem como reforçou as atitudes que devem fazer parte da rotina de todos. “Eles puderam perceber que o processo é feito por pessoas e que colaborar, não jogando lixo, terra ou óleo nas redes de esgoto é tarefa de todos”, finalizou.