Notícias

Ver notícia

Aconteceu na noite desta terça-feira (18), a abertura da 21ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente em Bonito, Mato Grosso do Sul. A solenidade contou com a participação de autoridades locais, membros da ABRAMPA, do Ministério Público, de órgãos públicos, de iniciativas privadas e públicas, além de instituições de ensino e pesquisa.

Paulo Antunes de Siqueira, Diretor Presidente da Ambiental MS Pantanal – Aegea, apesentou um dos primeiros painéis da noite, com a palestra ‘Sanear é Preciso Para o E.S.G’.  Na ocasião, o diretor abordou as vivencias e as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) da Aegea, com destaque para exemplos realizados pela Ambiental MS Pantanal.

“Compartilhamos experiências com os membros do Ministério Público e tantos outros profissionais de diversas áreas do nosso país. Uma oportunidade singular de destacar que a execução de nossas atividades tem como finalidade o acesso ao esgotamento sanitário pela população sul-mato-grossense, por meio de práticas socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas pela Aegea”.

Visando uma agenda positiva, baseada no diálogo com instituições que apoiam ações de conservação ambiental do bioma Pantanal, Alexandre Magno, Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, destaca a importante participação de empresas, como a Aegea e a MS Pantanal no evento.

“É uma satisfação termos como painelistas e congressistas representantes do grupo Aegea, empresa que trabalha fortemente para a universalização do saneamento básico no MS, com responsabilidade social, princípios primordiais para que as futuras gerações tenham um ambiente equilibrado e sustentável”, destacou.

Na abertura do evento, a programação do dia contou com uma mensagem da atriz Cristiana Oliveira, embaixadora da Onça-pintada no Pantanal, e com os painéis: A Proteção dos Biomas Brasileiros Debatedores: mesa formada por Cláudia Gaigher, Jornalista Ambiental; Angela Kuczach, Presidente da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação; Alexandre Gaio, Presidente da ABRAMPA e promotor de Justiça do MPPR e Luciano Furtado Loubet, 1º Vice-presidente da ABRAMPA e promotor de Justiça do MPMS.

O Congresso

A edição deste ano tem como objetivo debater o tema “Meio Ambiente e Atividades Econômicas: instrumentos positivos e a atuação do Ministério Público”. Foram três dias de apresentações, debates e intercâmbios de experiências exitosas visando consolidar uma agenda positiva entre Ministério Público (MP), Poder Público, sociedade civil, empresas e indústrias.

Com abordagem interdisciplinar, o congresso abordou os eixos temáticos: Pantanal (ameaças e sobrevivência); mudanças climáticas e modelos de proteção agrícola; instrumentos de planejamento territorial e governança ambiental; paisagem e direito; responsabilidade ambiental empresarial; proteção dos animais silvestres; logística reversa de resíduo; novo marco do saneamento, planejamento urbano e resiliência das cidades.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.