Notícias

Ver notícia

Treinamento realizado no dia 21 reforçou a atuação de ACS e ACE na orientação aos moradores

A partir do dia 26, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Brasilândia passaram a repassar à população orientações sobre o uso correto da rede de esgoto, com base na capacitação promovida pela Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul, realizada no dia 21.

Segundo o supervisor dos Agentes de Combate às Endemias no município, Jones Moreira, após o treinamento as equipes iniciaram a distribuição de panfletos informativos fornecidos pela concessionária, tanto durante as triagens nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nas visitas domiciliares.

Para Jones, a iniciativa tem contribuído para esclarecer dúvidas e ampliar a conscientização dos moradores, especialmente porque o sistema de esgotamento sanitário é recente no município.
“Como o esgotamento sanitário é algo novo em Brasilândia, a população ainda tem pouco conhecimento sobre o uso adequado da rede de esgoto. E nós também não conhecíamos muitas das orientações que recebemos na capacitação”, afirmou.

Com o município já universalizado no tratamento de esgoto, o supervisor avalia que a repercussão da ação superou as expectativas.

“Os agentes têm conseguido responder aos questionamentos e orientar a população sobre os benefícios associados ao sistema, especialmente diante do índice de cobertura, que chega a 99% no município”, completou.

A agente comunitária de saúde e de endemias, Maria Aparecida Uchôa, relata que ela e os colegas estão atuando na distribuição de panfletos e na orientação direta aos moradores, tanto nas visitas domiciliares quanto durante atendimentos na UBS.

Segundo ela, os agentes explicam o que pode e, principalmente, o que não pode ser descartado na rede de esgoto. “A população está muito aberta a receber as orientações”, conta Maria.


O que pode e o que não pode ir para a rede de esgoto?
Na rede de esgoto devem ser descartadas apenas as águas de uso doméstico, como as do banho e da descarga, além da água das pias e lavatórios, dos ralos de banheiro e cozinha e das máquinas de lavar louças e roupas.
Por outro lado, itens como água da chuva, fraldas, medicamentos, papéis, panos, plásticos, restos de comida, pó de café, cascas de frutas, óleo de cozinha e materiais corrosivos não devem ser lançados na rede, pois podem causar entupimentos e comprometer o funcionamento do sistema.


Sobre a Ambiental MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal integra a Aegea Saneamento, grupo presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. No interior de Mato Grosso do Sul, a empresa opera os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado e a Sanesul.
Na Capital, Campo Grande, a Águas Guariroba atua sob concessão plena, com serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul Saiba mais
MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do SulA Ambiental MS Pantanal, concessionária do grupo Aegea...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.