Notícias

Ver notícia

Uso correto de EPIs ajuda a evitar acidentes com colaboradores que trabalham nestes locais

As altas temperaturas, típicas do início do ano em Mato Grosso do Sul, têm favorecido o aparecimento dos escorpiões, um dos animais peçonhentos mais temidos pela população. Para evitar acidentes, os profissionais que trabalham na manutenção da rede de esgotos precisam redobrar a atenção, já que nesses ambientes eles são frequentemente encontrados. 

Os escorpiões também aparecem em terrenos baldios, construções antigas, entulho, pilhas de madeira, ralos e até dentro de casa. No ano passado, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul notificou 5.043 acidentes com esse animal. O número é quase o dobro do registrado em 2022, quando 3.952 acidentes foram apontados.

Imagem internet

A Ambiental MS Pantanal segue à risca o cumprimento da Lei 2249/21, que estabelece os deveres e as responsabilidades dos empregadores e dos empregados quanto ao uso de equipamento de proteção individual (EPI). Por causa disso, nos quase três anos da parceria público-privada da empresa com a Sanesul, nenhum acidente envolvendo esse animal peçonhento foi registrado.

Segundo o Supervisor da Segurança do Trabalho Fabio Barbosa da Cruz, para trabalhar em campo são disponibilizados aos colaboradores luvas de vaqueta, calçados fechados, camisa, manga longa, perneira e toca árabe.  Além disso, para evitar acidentes, os colaboradores recebem orientações como olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos que vão percorrer.

“É comum o aparecimento de cobras e escorpiões, principalmente durante a limpeza e manutenção nas Estações de Tratamento de Esgoto. Fazer o uso correto dos EPIs ajuda na prevenção de acidente com esses animais”, reitera o supervisor.

Supervisor da Segurança do Trabalho Fabio Barbosa da Cruz

Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil, são quatro as principais espécies de escorpiões, sendo o Tityus serrulatus (escorpião amarelo) o que mais preocupa as autoridades de saúde, por ser considerado o mais venenoso. A picada deste animal pode causar sérios problemas à saúde e levar até a morte.

A orientação da SES caso a pessoa encontre um escorpião é que faça o recolhimento do animal, coloque-o em um recipiente fechado e procure o Civitox (Centro Integrado de Vigilância) nos telefones 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Acidentes:

Quando uma pessoa é picada por escorpião, a dor é imediata, além da sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Não existem evidências científicas de que tratamentos caseiros funcionem, então, em caso de picada, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...