Notícias
Iniciativa pretende valorizar a mulher pantaneira no Estado
O Grupo Aegea através da Ambiental MS Pantanal é um dos parceiros na reforma de um importante local de memória e divulgação da identidade cultural regional do Estado. Trata-se do Memorial do Homem Pantaneiro que é mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) em Corumbá, município que fica a 425 quilômetros de Campo Grande.
Um dos objetivos dessa melhoria é garantir a representação da mulher pantaneira em sua exposição permanente. Essa finalidade vai ao encontro dos propósitos do Grupo Aegea, que tem nos seus pilares corporativos colocar a mulher como protagonista no ambiente de trabalho.
Para o diretor presidente da Ambiental MS Pantanal Paulo Antunes apoiar o IHP que é um local de grande conceito para o estado é de suma importância para empresa. “Apoiar essa iniciativa de valorizar a mulher pantaneira tem um valor histórico e de resgate na construção da história do nosso Pantanal sul-mato-grossense”, acrescentou.
De acordo com o IHP a representação e valorização da mulher pantaneira no espaço de cultura em Corumbá ocorrerá por meio do uso de tecnologia, com projeções de histórias pantaneiras, e cenário a ser montado. Além dessas novidades, outros cenários também vão ser estruturados.
A sede do Memorial Homem Pantaneiro está localizada em um dos prédios históricos mais importantes da cidade de Corumbá-MS no edifício Casa Vasquez & Filhos, onde também funciona a sede do IHP. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
A remodelação do espaço físico do Memorial é apoiada com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. As obras tiveram início neste mês de março e vão durar seis meses.
Nesse período, as visitações vão sofrer interrupções por conta das intervenções estruturais. A entrega da nova estrutura vai ser feita em setembro de 2024.
O Ministério do Turismo aprovou o projeto de melhoria do Memorial em outubro de 2022. Depois disso, o Instituto Homem Pantaneiro buscou parceiros para garantir os recursos necessários para a remodelação do espaço por meio da Lei de Incentivo à Cultura.