Notícias

Ver notícia

Iniciativa pretende valorizar a mulher pantaneira no Estado

O Grupo Aegea através da Ambiental MS Pantanal é um dos parceiros na reforma de um importante local de memória e divulgação da identidade cultural regional do Estado. Trata-se do Memorial do Homem Pantaneiro que é mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) em Corumbá, município que fica a 425 quilômetros de Campo Grande.

Um dos objetivos dessa melhoria é garantir a representação da mulher pantaneira em sua exposição permanente. Essa finalidade vai ao encontro dos propósitos do Grupo Aegea, que tem nos seus pilares corporativos colocar a mulher como protagonista no ambiente de trabalho.

Para o diretor presidente da Ambiental MS Pantanal Paulo Antunes apoiar o IHP que é um local de grande conceito para o estado é de suma importância para empresa. “Apoiar essa iniciativa de valorizar a mulher pantaneira tem um valor histórico e de resgate na construção da história do nosso Pantanal sul-mato-grossense”, acrescentou.

De acordo com o IHP a representação e valorização da mulher pantaneira no espaço de cultura em Corumbá ocorrerá por meio do uso de tecnologia, com projeções de histórias pantaneiras, e cenário a ser montado. Além dessas novidades, outros cenários também vão ser estruturados.

A sede do Memorial Homem Pantaneiro está localizada em um dos prédios históricos mais importantes da cidade de Corumbá-MS no edifício Casa Vasquez & Filhos, onde também funciona a sede do IHP. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

A remodelação do espaço físico do Memorial é apoiada com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. As obras tiveram início neste mês de março e vão durar seis meses.

Nesse período, as visitações vão sofrer interrupções por conta das intervenções estruturais. A entrega da nova estrutura vai ser feita em setembro de 2024.

O Ministério do Turismo aprovou o projeto de melhoria do Memorial em outubro de 2022. Depois disso, o Instituto Homem Pantaneiro buscou parceiros para garantir os recursos necessários para a remodelação do espaço por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...