Notícias

Ver notícia

Medida visa evitar sobrecarga e os extravasamentos na rede de esgoto

Para evitar a sobrecarga na rede de esgoto e consequentemente os extravasamentos que causam transtornos à população e ao meio ambiente, a Ambiental MS Pantanal, empresa responsável pela operação do esgoto em 68 cidades sul-mato-grossenses, tem intensificado as ações preventivas. Em 2023 foram realizados 54 mil serviços preventivos em pontos estratégicos, onde são identificados maior reincidência de obstruções com potencial de extravasamento.

Dos serviços de prevenção realizados em campo, 28.781 foram em Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), 20.363 em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Além disso, foram realizados 5.628 Serviços Limpezas de Rede Coletora, desobstrução de redes e melhorias estruturais para garantir mais segurança e eficiência operacional do sistema.

Além das ações preventivas, a Ambiental MS Pantanal faz o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, de toda a operação de esgotamento sanitário através do Centro de controle operacional (CCO) instalado em Campo Grande. Todo esse trabalho, é para garantir eficiência operacional e atingir a meta de universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. É o que garante, Nivaldo Luiz, coordenador de operações da MS Pantanal.

“No período de chuvas, a operação fica ainda mais intensa, com objetivo de evitar extravasamentos. Isso porque, o sistema de esgotamento sanitário acaba ficando sobrecarregado por receber, de forma irregular, a água que deveria ir para a rede de drenagem”, afirma o operador.

É importante destacar que o entupimento da rede coletora de esgoto é o grande vilão do funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. A interligação irregular da água de chuva somado ao lançamento incorreto de lixo causam extravasamento e retorno do esgoto em imóveis e vias públicas.

Tais situações causam prejuízos como mau cheiro, além do risco de doenças que podem ser transmitidas pelo contato com os detritos. Para evitar esse cenário, a prevenção é o melhor caminho.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul