Notícias

Ver notícia

Ação preventiva identifica possíveis ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto e orienta moradores sobre o uso correto do sistema

A Ambiental MS Pantanal realizou, nos dias 4 e 5 de maio, uma operação preventiva com uso do termonebulizador, técnica conhecida como ‘fumacê’, em Iguatemi/MS. A ação contemplou 250 imóveis e teve como objetivo identificar possíveis ligações irregulares de água da chuva na rede coletora de esgoto.

O procedimento faz parte das ações da concessionária para apoiar os cuidados com o sistema de esgotamento sanitário, prevenir sobrecargas, obstruções, extravasamentos e reduzir transtornos à população.

Durante a vistoria, uma fumaça não tóxica é aplicada na rede de esgoto. Em condições regulares, ela permanece retida no sistema. Quando há pontos de escape, pode haver ligação indevida de drenagem pluvial à rede coletora, situação que passa a ser verificada pelas equipes técnicas. Caso a irregularidade seja confirmada, os responsáveis pelos imóveis são orientados a fazer as adequações necessárias.

Além do caráter operacional, a ação reforça uma orientação importante: a rede de esgoto deve receber apenas efluentes sanitários; já a água da chuva deve seguir para a drenagem urbana. Ligações irregulares de calhas, ralos de quintais e tubulações pluviais podem comprometer o funcionamento do sistema, principalmente em períodos de chuva intensa.

Segundo o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, a medida é preventiva e contribui para a melhoria contínua dos serviços.

“As redes coletoras de esgoto foram criadas e dimensionadas para o recebimento de efluente sanitário. Quando existe alguma interligação de água de chuva, podem ocorrer danos na rede, obstruções, extravasamentos e prejuízos à população e à qualidade dos serviços prestados”, destaca.

A operação em Iguatemi foi realizada pela Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul, e contou com apoio da Prefeitura Municipal.

Técnica já foi aplicada em outros municípios

A tecnologia do fumacê é utilizada pela Ambiental MS Pantanal desde maio de 2021, quando a concessionária iniciou a operação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Mato Grosso do Sul, por meio da Parceria Público-Privada firmada com a Sanesul. Desde então, as equipes responsáveis pelo serviço já atuaram em municípios como Bonito, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Iguatemi, entre outros.

A primeira grande operação com a técnica ocorreu em maio de 2023, durante o Projeto Rios Cristalinos, em Bonito. O trabalho foi realizado ao longo de seis meses e contemplou toda a cidade. Em Naviraí, a ação durou 30 dias e foi concentrada em um bairro específico. Em Dourados, a operação ocorreu por cerca de 12 meses, alcançou aproximadamente 50% do município e resultou em mais de 64 notificações.

Além das vistorias em campo, o fumacê também tem sido utilizado como ferramenta de orientação à comunidade. Informações sobre o funcionamento da técnica e a importância do uso correto da rede coletora de esgoto já foram compartilhadas em capacitações com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em municípios como Vicentina, Santa Rita do Pardo e Batayporã.

Clayton Bezerra, diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, reforça que a eficiência do sistema também depende da colaboração dos moradores.

“A rede de esgoto é uma infraestrutura coletiva e precisa ser utilizada corretamente. Quando a água da chuva é direcionada para a drenagem urbana, e não para o esgoto, ajudamos a evitar sobrecargas, extravasamentos e transtornos para a população. Esse cuidado compartilhado contribui para uma cidade mais saudável, segura e ambientalmente equilibrada”, afirma.

Compartilhar:

Veja Também

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul Saiba mais
MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do Sul

MS Pantanal amplia investimentos para modernizar o saneamento em Mato Grosso do SulA Ambiental MS Pantanal, concessionária do grupo Aegea...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...