Notícias

Ver notícia

Informamos o adiamento do evento ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’ que estava programado para ocorrer no dia 15/09 no Instituto moinho Cultural. Esta decisão foi tomada devido à ocorrência das fortes chuvas que afetaram significativamente a região.
Logo mais informaremos a nova data
!

Organizações iniciam ações socioambientais em prol do saneamento básico de Corumbá, cidade localizada no coração do Pantanal Sul-mato-grossense

A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, com apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e Polícia Militar Ambiental, lançam na próxima sexta-feira (15) a ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’. A iniciativa visa sensibilizar a população local sobre a importância da manutenção adequada da infraestrutura da rede de esgoto na cidade de Corumbá, MS.

Paulo Antunes, diretor presidente da MS Pantanal, enfatiza que o propósito da MS Pantanal é a universalização do esgotamento sanitário no Mato Grosso do Sul, e que ações de educação e informação para o engajamento das comunidades locais quanto ao uso correto da rede de esgoto são urgentes.

“Reconhecemos que o envolvimento dos parceiros locais na campanha de sensibilização será um momento importante para o compartilhamento de informações sobre práticas responsáveis com a rede de esgoto do município, o que promoverá um ambiente saudável para essa e as futuras gerações.”

Ângelo Rabelo, presidente do IHP, reforça que o sentimento de pertencimento e consciência de conservação precisam ser trabalhados constantemente para preservar o Pantanal, seja com ações na zona rural ou na zona urbana. “Quem está em Corumbá tem como vista no quintal o rio Paraguai. É fundamental construirmos a consciência de conservação. Essa campanha é muito necessária e contribui para reforçar que somos todos responsáveis por cuidar do Pantanal.”

Lançamento da Campanha ‘Corumbá Mais Sustentável’

Na próxima sexta-feira (15), participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano farão uma visita monitorada com intuito de conhecer o processo de tratamento da rede de esgoto de Corumbá. A atividade está prevista para iniciar às 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto Maria Leite, localizada na rua Meire Terencio, S/N, Corumbá, MS. 

Os participantes receberão informações e curiosidades para que possam ser multiplicadores de ações de sensibilização quanto aos cuidados para se evitar a sobrecarga na rede coletora de esgoto, além de conhecerem na prática como funciona o processo. Essa preocupação existe para garantir o melhor funcionamento da rede e a garantia de tratamento.

No mesmo dia, acontecerá a celebração do termo de Cooperação “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico”, às 14h, na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300, Beira – Rio, Corumbá, MS.

Na ocasião, serão entregues 50 kits com garrafas, bonés, cartinhas e panfletos explicativos para que os jovens possam obter diversos subsídios para serem multiplicadores de ações de sensibilização sobre o uso correto da rede de esgoto de forma contínua.

Para a diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Márcia Rolon, essa parceria com é mais um importante passo. “Juntos temos a possibilidade de formar multiplicadores que farão um excelente trabalho primeiro em seu principal núcleo, que é a família, e depois nas escolas e até mesmo dentro do nosso projeto Roda Moinho”.

MS Pantanal – A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.

IHP – Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O IHP integra o Observatório Pantanal.

Moinho Cultural – Com mais de 18 anos de atuação, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem amissão de atuar nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio do acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena.

PROGRAMAÇÃO VISITA MONITORADA PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Campanha Corumbá Mais Sustentável

8h – Chegada dos Jovens Moinho Cultural, equipes e Imprensa na Estação de Tratamento de Esgoto Maria Leite, localizada na rua Meire Terencio, S/N, Corumbá, MS. 

8h30 – Orientações de segurança e sobre a vista e o roteiro.

9h – Início da ‘Visita monitorada ao processo de Tratamento de esgoto de Corumbá’: Roteiro: ETE Maria Leite, Estação Elevatória e Rede Coletora de Esgoto.

11h – Final da visita no Moinho Cultural: Recados e Agradecimentos.

14h – Início das atividades celebração termo de Cooperação: ‘Conservação Ambiental para o Saneamento Básico’, às 14h na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300 Beira – Rio, Corumbá, MS.

Informação editada em 13/09/23.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.