Notícias

Ver notícia

A educação ambiental não pode ser esquecida nem mesmo no período de folia

Cores vibrantes, música e muita animação são uma combinação perfeita para um dos momentos mais esperados do ano, o carnaval, não é mesmo? Mas a festa mais democrática do Brasil também vem acompanhada de elementos que causam muitos transtornos ao meio ambiente, os lixos gerados pelos foliões.

Foto: Freepik

A sujeira deixada neste período festivo, é um dos principais desafios da Ambiental MS Pantanal, empresa responsável pela operação do esgoto nas cidades do interior do Mato Grosso do Sul. Isso porque, as latas de alumínio, os copos descartáveis, canudos, garrafas pets, adereços e enfeites que poluem o meio ambiente são jogados na rua e acabam parando na rede de esgoto, causando entupimento de bueiros e os extravasamentos.

Arquivo MS Pantanal

Os três primeiros meses do ano, é o período em que são registradas o maior número de ocorrência de obstrução nas cidades que a MSP, cerca de 15% a mais que nos outros meses. De janeiro a março do ano passado foram registradas 5.302 reclamações, 240 a mais que em 2022 quando foram apontadas 5.062 ordens de serviço por este motivo.

Os plásticos estão no topo no ranking dos itens que mais causam os entupimentos e extravasamentos nas redes de esgoto. Na sequência estão os papéis, e outros itens que contenham algodão e celulose e em terceiro lugar, os fios dentais, fios de cabelos e restos de materiais.

Foto: Freepik

Além do risco dos entupimentos e enchentes, essas atitudes causam mau cheiro e contribuem para o surgimento de doenças, como a dengue, leishmaniose, leptospirose, cólera, entre outras. Então, que tal aproveitar o carnaval de forma mais sustentável?

A Ambiental MS Pantanal relacionou cinco dicas para você curtir esse momento preservando não só a diversão como também o meio ambiente:

  1. Reduza o uso de copos e canudos descartáveis
  2. evite usar confete e serpentina
  3. Opte pelo uso de transportes sustentáveis como as bicicletas, por exemplo
  4. Use copos reutilizáveis
  5. Leve consigo um saco de lixo ou mochila

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.