Notícias

Ver notícia

Ação usa óculos simulador de embriaguez para mostrar que álcool e direção não combinam

Os colaboradores da Ambiental MS Pantanal de Dourados, município que fica a 230 quilômetros de Campo Grande, participaram de uma palestra sobre trânsito. O encontro foi realizado na sede da empresa e foi conduzido pela coordenadora de educação para o trânsito Míriam Hubner da AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

O município de Dourados mostrou uma queda no número de mortes e acidentes nas vidas da cidade. Em 2023 28 pessoas morreram no trânsito, 12 a menos que em 2022, quando foram registrados 40 óbitos. Embora a estatística mostre a redução, os dados continuam alarmantes, segundo a Agetran o que faz ações como essa de conscientização serem necessárias.

A velocidade, a imprudência e o desrespeito à sinalização estiveram entre os temas abordados na conversa. No entanto, a empatia e o amor ao próximo, foram os assuntos em destaque, segundo Miriam. “São temas que precisam de uma maior atenção hoje em dia”, acrescentou.

Além disso, para conscientizar sobre o impacto que o álcool causa no comportamento das pessoas, os colaboradores passaram por uma experiência. Eles usaram óculos de realidade virtual que simula pessoas sob o uso de álcool e maconha.

O teste foi realizado na sala onde os colaboradores estavam. Por lá, foi improvisado uma via com cones, o desafio do operador era não bater em nenhum cone estando com os óculos. O operador de campo Luiz Ricardo de Oliveira de 32 anos, foi um dos que usaram o item.

Na empresa, há pouco mais de um ano, ele conta que achou a experiência muito importante e disse que não teve como não encostar nos cones. “Essa conscientização é necessária. Ficou bem nítido que o uso do álcool é prejudicial, eu acertei todos os cones”, brincou.

A palestra foi uma iniciativa do coordenador de operação Aldo Benevides na intenção de minimizar os acidentes de trânsito envolvendo os colaboradores. Ele fala que os trabalhadores ja participaram do curso de Direção Defensiva disponível na academia Aegea, mas destaca que informação nunca é demais. “Foram duas horas de conversa, 23 colaboradores participaram. Eles interagiram, tirando dúvidas, fazendo comentários, foi muito importante”, destacou.

Direção Defensiva na academia Aegea:

O curso dividido em seis módulos está disponível na academia Aegea, ele aborda desde os cuidados básicos com o veículo a reação as condições adversas no trânsito. Trata-se de um curso de na modalidade on line de 30 minutos de duração e o colaborador ainda recebe um certificado.

Para acessar o curso: https://academia.aegea.com.br/

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.