Notícias

Ver notícia

Ação faz parte do Programa Interage da Aegea e reforçou uso dos EPI´s e placas de trânsito nas obras

Os colaboradores da Ambiental MS Pantanal de Corumbá, município que fica a 427 quilômetros de distância de Campo receberam nesta semana, um “treinamento de sinalização temporária”. A ação teve como foco a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores que trafegam nas vias onde há tráfego de veículos e um trabalho de intervenção está sendo realizado pela empresa.

O treinamento foi ministrado pelo supervisor de Segurança do Trabalho da Ambiental MS Pantanal Fábio Cruz que dividiu o tema em quatro pilares:

  1. Regulamentações e normas: Os participantes aprendem sobre as leis e regulamentos locais relacionados à sinalização temporária da via. Além disso, ficaram por dentro das normas de segurança estabelecidas pela autoridade rodoviária competente.
  2. Tipos de sinais temporários: Os colaboradores também receberam orientações sobre como entender e reconhecer diferentes tipos de sinais temporários, como cones, barreiras, placas de sinalização, bandeiras e luzes intermitentes.
  3. Procedimentos de instalação: Como instalar corretamente os sinais temporários, também foi um assunto abordado. Os colaboradores aprenderam como seguir as diretrizes de segurança para garantir que sejam visíveis e compreensíveis para todos que utilizam a via.
  4. Segurança pessoal: A segurança é fundamental para evitar acidentes e transtornos que coloquem em risco a vida dos colaboradores e da sociedade como um todo. Por isso os participantes foram instruídos sobre as medidas de segurança que devem ser seguidas durante o trabalho, entre elas, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e práticas seguras de trabalho.

Para o Supervisor de Segurança do Trabalho este treinamento é essencial para garantir a segurança de todos e minimizar os impactos no tráfego e na comunidade local. “Este tipo de sinalização é crucial para garantir a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores em áreas onde o tráfego normal é interrompido ou desviado por causa de obras”, acrescentou, o supervisor.

A representante do Departamento de Recursos Humanos Alaiana Xavier também marcou presença. Ela acompanhou o treinamento e reforçou a importância do tema e dos EPI´s que devem ser usados de forma correta. “Achei a ação nota 10, até para mim foi um aprendizado. Tive conhecimento da necessidade de tantos cones numa sinalização, como são importantes para evitar acidentes”, frisou.

O treinamento faz parte das ações do Programa Interage da Aegea que tem entre os objetivos, estabelecer, em todas as operações, a padronização de procedimentos voltados a defender políticas ambientais e de segurança no trabalho. Além disso, a ação também abordou a 7ª Regra de Ouro que trata de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

Essas regras buscam prevenir os principais riscos associados às atividades envolvidas no dia a dia das operações da companhia, abrangendo todas as suas unidades. Elas não substituem o sistema de gestão, as políticas, os programas de treinamento de segurança, procedimentos operacionais ou instruções de trabalho. O importante é que quando seguidas à risca, salvam vidas e previnem acidentes. Daí serem chamadas de Regras de Ouro.

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.