Notícias

Ver notícia

A entrega do segundo lote de 100 toneladas do fertilizante orgânico Fertibio-MS marcou mais uma importante etapa na cooperação entre a Ambiental MS Pantanal, a Semadesc-Agraer e a empresa Organics. O fertilizante foi distribuído entre comunidades que participam do programa de agricultura familiar do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, beneficiando diretamente agricultores, populações indígenas e quilombolas.

Essa iniciativa faz parte de um esforço coletivo, iniciado em junho de 2024, com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável no Estado, assegurando o acesso a insumos de alta qualidade que respeitam os princípios de preservação ambiental. O diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, ressaltou que a ação é um exemplo concreto de “economia circular”, promovendo melhorias em toda a cadeia produtiva ao mesmo tempo em que beneficia as comunidades do Mato Grosso do Sul.

“Desde junho, já foram distribuídas 260 toneladas de biofertilizantes. A continuidade dessa entrega reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, assegurando que os benefícios cheguem às famílias que mais precisam,” afirmou Antunes.

Parceria Inédita em MS Promove Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Com o propósito de fomentar a economia circular e oferecer um destino sustentável ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a Ambiental MS Pantanal se uniu à Organics e ao Governo de Mato Grosso do Sul para criar o fertilizante orgânico “Organics Fertbio-MS”.

“O projeto tem como meta utilizar 100% do lodo das ETEs operadas pela MS Pantanal, transformando-o em um adubo de alto valor agregado,” explicou Antunes. O Fertbio-MS é produzido a partir da combinação de matérias-primas e bioprocessos desenvolvidos pela Organics, líder em tecnologias sustentáveis, e o lodo das ETEs operadas em 68 municípios sul-mato-grossenses.

Após o tratamento nas ETEs, o lodo passa por quarentena, secagem e compostagem, sendo misturado com esterco bovino e aditivos biológicos no Polo de Produção Orgânico em Campo Grande, onde ocorre sua estabilização e transformação no Fertbio-MS. A produção, iniciada em 14 de junho no município de Terenos, a 32 km da capital, já tem mostrado impactos positivos na produtividade agrícola.

Classificado como fertilizante orgânico de classe “B”, o Fertbio-MS é fruto de uma técnica de produção sustentável, destacando-se pelos benefícios ambientais para a agropecuária e o saneamento no Estado.

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...