Notícias
A entrega do segundo lote de 100 toneladas do fertilizante orgânico Fertibio-MS marcou mais uma importante etapa na cooperação entre a Ambiental MS Pantanal, a Semadesc-Agraer e a empresa Organics. O fertilizante foi distribuído entre comunidades que participam do programa de agricultura familiar do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, beneficiando diretamente agricultores, populações indígenas e quilombolas.
Essa iniciativa faz parte de um esforço coletivo, iniciado em junho de 2024, com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável no Estado, assegurando o acesso a insumos de alta qualidade que respeitam os princípios de preservação ambiental. O diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, ressaltou que a ação é um exemplo concreto de “economia circular”, promovendo melhorias em toda a cadeia produtiva ao mesmo tempo em que beneficia as comunidades do Mato Grosso do Sul.
“Desde junho, já foram distribuídas 260 toneladas de biofertilizantes. A continuidade dessa entrega reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, assegurando que os benefícios cheguem às famílias que mais precisam,” afirmou Antunes.
Parceria Inédita em MS Promove Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Com o propósito de fomentar a economia circular e oferecer um destino sustentável ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a Ambiental MS Pantanal se uniu à Organics e ao Governo de Mato Grosso do Sul para criar o fertilizante orgânico “Organics Fertbio-MS”.
“O projeto tem como meta utilizar 100% do lodo das ETEs operadas pela MS Pantanal, transformando-o em um adubo de alto valor agregado,” explicou Antunes. O Fertbio-MS é produzido a partir da combinação de matérias-primas e bioprocessos desenvolvidos pela Organics, líder em tecnologias sustentáveis, e o lodo das ETEs operadas em 68 municípios sul-mato-grossenses.
Após o tratamento nas ETEs, o lodo passa por quarentena, secagem e compostagem, sendo misturado com esterco bovino e aditivos biológicos no Polo de Produção Orgânico em Campo Grande, onde ocorre sua estabilização e transformação no Fertbio-MS. A produção, iniciada em 14 de junho no município de Terenos, a 32 km da capital, já tem mostrado impactos positivos na produtividade agrícola.
Classificado como fertilizante orgânico de classe “B”, o Fertbio-MS é fruto de uma técnica de produção sustentável, destacando-se pelos benefícios ambientais para a agropecuária e o saneamento no Estado.