Notícias

Ver notícia

Organizações iniciam ações socioambientais em prol do saneamento básico de Corumbá, cidade localizada no coração do Pantanal Sul-mato-grossense

A Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, com apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e Polícia Militar Ambiental, lançam na próxima segunda-feira 2 de outubro, a ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’. A iniciativa visa sensibilizar a população local sobre a importância da manutenção adequada da infraestrutura da rede de esgoto na cidade de Corumbá, MS.

Paulo Antunes, diretor presidente da MS Pantanal, enfatiza que o propósito da MS Pantanal é a universalização do esgotamento sanitário no Mato Grosso do Sul, e que ações de educação e informação para o engajamento das comunidades locais quanto ao uso correto da rede de esgoto são urgentes.

“Reconhecemos que o envolvimento dos parceiros locais na campanha de sensibilização será um momento importante para o compartilhamento de informações sobre práticas responsáveis com a rede de esgoto do município, o que promoverá um ambiente saudável para essa e as futuras gerações.”

Ângelo Rabelo, presidente do IHP, reforça que o sentimento de pertencimento e consciência de conservação precisam ser trabalhados constantemente para preservar o Pantanal, seja com ações na zona rural ou na zona urbana. “Quem está em Corumbá tem como vista no quintal o rio Paraguai. É fundamental construirmos a consciência de conservação. Essa campanha é muito necessária e contribui para reforçar que somos todos responsáveis por cuidar do Pantanal.”

Lançamento da Campanha ‘Corumbá Mais Sustentável’

Na próxima segunda-feira (02), participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano farão uma visita monitorada com intuito de conhecer o processo de tratamento da rede de esgoto de Corumbá. A atividade está prevista para iniciar às 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto Olaria, localizada na rua Ten. Melquíades, S/N, Centro – Corumbá, MS. 

Os participantes receberão informações e curiosidades para que possam ser multiplicadores de ações de sensibilização quanto aos cuidados para se evitar a sobrecarga na rede coletora de esgoto, além de conhecerem na prática como funciona o processo. Essa preocupação existe para garantir o melhor funcionamento da rede e a garantia de tratamento.

No mesmo dia, acontecerá a celebração do termo de Cooperação “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico”, às 14h, na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahib, 300, Beira – Rio, Corumbá, MS.

Na ocasião, serão entregues 50 kits com garrafas, bonés, cartinhas e panfletos explicativos para que os jovens possam obter diversos subsídios para serem multiplicadores de ações de sensibilização sobre o uso correto da rede de esgoto de forma contínua.

Para a diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Márcia Rolon, essa parceria com é mais um importante passo. “Juntos temos a possibilidade de formar multiplicadores que farão um excelente trabalho primeiro em seu principal núcleo, que é a família, e depois nas escolas e até mesmo dentro do nosso projeto Roda Moinho”.

MS Pantanal – A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.

IHP – Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O IHP integra o Observatório Pantanal.

Moinho Cultural – Organização da Sociedade Civil – OSC que oferece há 18 anos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática, bem como outras atividades como de Educação Ambiental. A formação integral oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.

# # #

PROGRAMAÇÃO VISITA MONITORADA PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Campanha Corumbá Mais Sustentável

8h – Chegada dos Jovens Moinho Cultural, equipes e Imprensa na Estação de Tratamento de Esgoto Olaria, localizada na rua Ten. Melquíades, S/N, Centro – Corumbá, MS. 

8h30 – Orientações de segurança e sobre a vista e o roteiro.

9h – Início da ‘Visita monitorada ao processo de Tratamento de esgoto de Corumbá’: Roteiro: ETE Olaria, Estação Elevatória e Rede Coletora de Esgoto.

11h – Final da visita no Moinho Cultural: Recados e Agradecimentos.

14h – Início das atividades celebração termo de Cooperação: ‘Conservação Ambiental para o Saneamento Básico’, às 14h na sede do Moinho Cultural, na rua Domingos Sahid, 300 Beira – Rio, Corumbá, MS.

# # #

 Informações:

*Daniela Ayres – Assessoria de imprensa MS Pantanal (67) 99690-0691

*Rodolfo César – Assessoria de imprensa IHP (16) 99178-3839

*Karine Dias – Assessoria de imprensa (67)99265-5761

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.