Notícias

Ver notícia

Colaborador da MS Pantanal, Fernando Kadoi fala da rotina e desafios da  profissão

Nesta quarta-feira (31) é celebrado o dia do Engenheiro Ambiental, a data foi escolhida para homenagear esses profissionais e também conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Mas você sabe o que faz esse trabalhador (a)?

Trata-se de um profissional multidisciplinar, que trabalha com aspectos ambientais, econômicos e sociais. O Engenheiro Ambiental é responsável pelas soluções de problemas em obras de infraestrutura, da indústria e do uso da água, poluição, descarte, lixo, manejo e compensação de florestas, entre outros.

Foto: Freepik

É ele quem planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto. Além disso, também supervisiona a coleta e o descarte do lixo, avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente e busca alternativas para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas.

O colaborador da Ambiental MS Pantanal Fernando Kadoi Tsushima de 42 anos é Engenheiro Ambiental e Sanitarista, ele contou um pouco do que o fez escolher a profissão e os desafios que encontrou ao longo da sua trajetória. Formado em 2003, numa das primeiras turmas da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, Kadoi trabalha na área há quase 20 anos.  

  1. O que te fez escolher essa profissão? Fernando Kadoi: O desejo de mudar o mundo, de fazer a diferença. Aos 17 anos, acho que o que passa pela cabeça de muitos jovens, é o desejo de salvar o mundo e foi o que aconteceu comigo. Eu tinha o desejo de resolver todos os problemas do meio ambiente, mas o tempo passa e ele vê que não é bem assim. E isso te frustrou? Não, me trouxe entendimento e motivação. Isso me fez acreditar na profissão.
  2. O que você mais gosta na profissão? Fernando Kadoi: A possibilidade de inovar, de aprender e de se especializar sempre. Uma das inovações na área que mais me chama atenção é a gestão de resíduos.
  3. Quais os desafios da profissão? Fernando Kadoi: O principal desafio desse profissional é lidar com as questões climáticas, promover as iniciativas de conservação da biodiversidade e também utilizar os recursos naturais de forma mais sustentável.
  4. Quem quer trabalhar na área o que precisa? Fernando Kadoi: Em primeiro lugar, gostar do meio ambiente. Depois, ter foco e determinação. As pessoas pensam que na Engenharia se estuda cálculos apenas, mas isso é uma inverdade. Além disso, ser criativo é um diferencial, uma vez que somos sempre desafiados a pensar além das soluções convencionais.
  5. Como você vê o mercado de trabalho para este profissional? Fernando Kadoi: Acredito que a tendência é aumentar cada vez mais as oportunidades para os trabalhadores dessa área. Um dos motivos são as demandas ESG. As empresas estão cada vez mais comprometias com esse tema e buscando profissionais qualificados e com a mesma visão.

Saiba mais:

Como surgiu a data?

Comemorado desde 2007 no Brasil, o dia 31 de janeiro foi escolhido em homenagem à primeira turma de engenheiros ambientais formados, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), em 1997.

Foto: Freepik

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.