Notícias
Local que contribui diretamente com a preservação desse recurso natural, passará a produzir 80 mil mudas ao ano
“Eu me sinto orgulhoso em deixar um pouco de suor aqui e falar de um tema importante que é o plantio de árvore. A gente sabe que a natureza carece com a escassez de água, por isso eu me sinto feliz demais e espero contribuir muito mais em obras que surgirem”, é com sentimento de gratidão que o agente de saneamento Raimundo Nonato, define a sua contribuição na ampliação do viveiro Isaac de Oliveira.
O local foi reinaugurado nesta sexta-feira (22), dia em que todos param para refletir sobre um tema muito importante, a água e as árvores, estão totalmente ligadas à quantidade e a qualidade desse recurso no meio ambiente. As empresas, Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba tem essa consciência ambiental.
Através do viveiro Isaac de Oliveira, as concessionárias de água e esgoto contribuem com o reflorestamento de nascentes e matas ciliares dos rios através do replantio de mudas típicas do bioma sul-mato-grossense, o cerrado. Essa missão, realizada através do viveiro, tem quase 15 anos.
Do início até 2023 o local produzia 50 mil mudas por ano, agora, com a ampliação, vai passar a produzir 80 mil. O gerente de Meio Ambiente e Qualidade Fernando Garayo destaca que a ampliação vai permitir que mais locais sejam alcançados. “Hoje as mudas são utilizadas em projetos de recuperação de matas ciliares e nascentes, com a ampliação os lugares longínquos e de difícil acesso em MS, mas que necessitam dessa recuperação serão atendidos”, completou.
Quem se sente orgulhoso com essa ampliação é o viveirista Nereu Rios, responsável pelo viveiro desde a sua fundação. Ele fala que o cerrado é o berço das águas e está pedindo socorro, saber que está cuidando de um local mantido por empresas que se preocupam com o meio ambiente, o deixa muito feliz. “A parceria com a Águas Guariroba, Aegea e MS Pantanal é interessante porque poucas empresas de saneamento hoje no Brasil têm essa preocupação”.
Desde a criação do viveiro, mais de 600 mil mudas foram produzidas e entregues, essa iniciativa tão importante colabora diretamente com neutralidade de carbono na atmosfera, desacelerando o efeito estufa e o aquecimento global. Para se ter ideia, já foram neutralizadas 248 toneladas de carbono na atmosfera, ações ajudam a manter o verde do solo sul-mato-grossense.
O diretor executivo da Ambiental MS Pantanal Clayton afirmou que o viveiro de mudas é uma importante ferramenta de conservação dos biomas. Citou que o Pantanal sofreu muito nos últimos anos com as queimadas e que muitas mudas do viveiro foram levadas para serem plantadas no local.
Também acrescentou a importância da preservação do cerrado. “Importante preservar o cerrado, manter o cerrado vivo, produtivo, ativo para garantir a disponibilidade de água”, frisou.
Por que Isaac de Oliveira?
O viveiro recebeu este nome em homenagem ao artista plástico sul-mato-grossense conhecido pelas suas obras as cores da fauna e flora do Estado. Isaac de Oliveira faleceu em 2019 e na primeira reinauguração do viveiro, em 2022, ganhou este nome.
Viveiro e seu papel Social
Além de toda contribuição que o viveiro dá para o meio ambiente, ele cumpre um papel fundamental para a sociedade. Isso porque parte da mão de obra do local é realizada por custodiados do sistema penitenciário.
De acordo com o viveirista Nereu Rios eles encontram no plantio a oportunidade de reinserção na sociedade e aprendizagem. “Eles chegam de manhã, recebem alimentação no local do trabalho e no final da tarde eles retornam para a unidade. Tem pessoas que passam por aqui que hoje aprenderam o ofício, hoje estão trabalhando em viveiros de mudas”, destacou Nereu.