Notícias

Ver notícia

Local que contribui diretamente com a preservação desse recurso natural, passará a produzir 80 mil mudas ao ano

“Eu me sinto orgulhoso em deixar um pouco de suor aqui e falar de um tema importante que é o plantio de árvore. A gente sabe que a natureza carece com a escassez de água, por isso eu me sinto feliz demais e espero contribuir muito mais em obras que surgirem”, é com sentimento de gratidão que o agente de saneamento Raimundo Nonato, define a sua contribuição na ampliação do viveiro Isaac de Oliveira.

agente de saneamento da Águas Guariroba, Raimundo Nonato

O local foi reinaugurado nesta sexta-feira (22), dia em que todos param para refletir sobre um tema muito importante, a água e as árvores, estão totalmente ligadas à quantidade e a qualidade desse recurso no meio ambiente. As empresas, Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba tem essa consciência ambiental.

Através do viveiro Isaac de Oliveira, as concessionárias de água e esgoto contribuem com o reflorestamento de nascentes e matas ciliares dos rios através do replantio de mudas típicas do bioma sul-mato-grossense, o cerrado. Essa missão, realizada através do viveiro, tem quase 15 anos.

Do início até 2023 o local produzia 50 mil mudas por ano, agora, com a ampliação, vai passar a produzir 80 mil. O gerente de Meio Ambiente e Qualidade Fernando Garayo destaca que a ampliação vai permitir que mais locais sejam alcançados. “Hoje as mudas são utilizadas em projetos de recuperação de matas ciliares e nascentes, com a ampliação os lugares longínquos e de difícil acesso em MS, mas que necessitam dessa recuperação serão atendidos”, completou.

Com a ampliação os lugares longínquos e de difícil acesso em MS, mas que necessitam dessa recuperação serão atendidos, frisa Fernando Garayo.

Quem se sente orgulhoso com essa ampliação é o viveirista Nereu Rios, responsável pelo viveiro desde a sua fundação. Ele fala que o cerrado é o berço das águas e está pedindo socorro, saber que está cuidando de um local mantido por empresas que se preocupam com o meio ambiente, o deixa muito feliz.  “A parceria com a Águas Guariroba, Aegea e MS Pantanal é interessante porque poucas empresas de saneamento hoje no Brasil têm essa preocupação”.

viveirista Nereu Rios, responsável pelo viveiro desde a sua fundação.

Desde a criação do viveiro, mais de 600 mil mudas foram produzidas e entregues, essa iniciativa tão importante colabora diretamente com neutralidade de carbono na atmosfera, desacelerando o efeito estufa e o aquecimento global. Para se ter ideia, já foram neutralizadas 248 toneladas de carbono na atmosfera, ações ajudam a manter o verde do solo sul-mato-grossense.

O diretor executivo da Ambiental MS Pantanal Clayton afirmou que o viveiro de mudas é uma importante ferramenta de conservação dos biomas. Citou que o Pantanal sofreu muito nos últimos anos com as queimadas e que muitas mudas do viveiro foram levadas para serem plantadas no local.  

Também acrescentou a importância da preservação do cerrado. “Importante preservar o cerrado, manter o cerrado vivo, produtivo, ativo para garantir a disponibilidade de água”, frisou.

Por que Isaac de Oliveira?

O viveiro recebeu este nome em homenagem ao artista plástico sul-mato-grossense conhecido pelas suas obras as cores da fauna e flora do Estado. Isaac de Oliveira faleceu em 2019 e na primeira reinauguração do viveiro, em 2022, ganhou este nome.

Crédito: internet

Viveiro e seu papel Social

Além de toda contribuição que o viveiro dá para o meio ambiente, ele cumpre um papel fundamental para a sociedade. Isso porque parte da mão de obra do local é realizada por custodiados do sistema penitenciário.

Trabalho sendo realizado por um dos custodiados do sistema penitenciário

De acordo com o viveirista Nereu Rios eles encontram no plantio a oportunidade de reinserção na sociedade e aprendizagem. “Eles chegam de manhã, recebem alimentação no local do trabalho e no final da tarde eles retornam para a unidade. Tem pessoas que passam por aqui que hoje aprenderam o ofício, hoje estão trabalhando em viveiros de mudas”, destacou Nereu.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...