Notícias

Ver notícia

Iniciativa amplia ações de reflorestamento e destaca o papel do saneamento no combate às mudanças climáticas

Na última terça-feira (16), a MS Pantanal doou 1.300 mudas nativas ao Instituto das Águas da Serra de Bodoquena (IASB). A entrega, realizada no Viveiro Isaac de Oliveira, em Campo Grande, integra as ações de preservação ambiental e recuperação de nascentes na Serra da Bodoquena, região estratégica para o abastecimento hídrico de Mato Grosso do Sul. A iniciativa reforça o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e a proteção do Pantanal Sul-mato-grossense.

O gerente de Meio Ambiente da MS Pantanal, Fernando Garayo, explica que o Viveiro Isaac de Oliveira mantém uma produção diversificada, com espécies como ipês, jatobás, araucárias e pau-brasil, fundamentais para a recomposição da vegetação nativa. Segundo ele, o viveiro tem papel estratégico no apoio a projetos de restauração ambiental em Campo Grande e no interior do estado.

“Nosso objetivo central é recuperar matas ciliares e garantir água para as futuras gerações. O viveiro tem capacidade de produzir 80 mil mudas por ano, abrangendo mais de 50 espécies nativas do Cerrado, o que fortalece a biodiversidade e contribui para a sustentabilidade hídrica de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para o IASB, mais de 32 espécies de mudas doadas serão destinadas a projetos estratégicos de conservação. O biólogo Fabrício Ceccotti ressalta que a doação chega em um momento decisivo para fortalecer ações já em andamento.

“Atualmente, conduzimos três projetos de plantio: dois voltados à restauração de áreas degradadas na bacia dos Rios Cênicos e um de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Parte significativa dessas mudas será utilizada em parceria com a WWF-Brasil, que já possibilitou a restauração de 20 hectares na bacia do Rio Miranda e, neste ano, tem a meta de recuperar mais 25 hectares”, explicou.

Viveiro Isaac de Oliveira: plantando florestas, enfrentando mudanças climáticas

Fundado em 2011 pela Águas Guariroba, o Viveiro Isaac de Oliveira já produziu e doou mais de 640 mil mudas ao longo de 14 anos. Criado inicialmente para arborizar Campo Grande e amenizar o calor urbano, o espaço ampliou sua atuação em 2022, com a Parceria Público-Privada (PPP) entre a MS Pantanal e a Sanesul, tornando-se referência estadual em reflorestamento e conservação ambiental.

As mudas produzidas têm sido utilizadas em projetos de restauração ecológica, proteção de nascentes, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e preservação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) ao longo de diversos córregos do estado.

Estima-se que as ações do viveiro já tenham evitado a emissão de cerca de 128 mil toneladas de CO₂, reforçando o papel do reflorestamento no combate às mudanças climáticas. Essas ações fortalecem a qualidade ambiental e o equilíbrio climático, além de beneficiar ecossistemas estratégicos como o Pantanal.

Atualmente, o viveiro apoia iniciativas ambientais em diferentes regiões, incluindo doações ao Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá, e ao Rotary Club, reforçando sua contribuição para a preservação de ecossistemas importantes como o Pantanal do MS.

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.