Notícias

Ver notícia

Na última quarta-feira (28), a MS Pantanal recebeu uma visita técnica de membros da equipe da Sanesul, composta por Natalia Pereira, Alan Artigas Barbosa, Edvaldo Maciel, Jean dos Santos Flor, e o Gerente Regional da Sanesul, da unidade de Ponta Porã, Célio Poveda Filho. O objetivo da visita foi conhecer o processo de destinação e reaproveitamento do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Mato Grosso do Sul.

A visita teve início na sede da MS Pantanal, onde o diretor-presidente, Paulo Antunes, apresentou ao grupo os propósitos e a execução da iniciativa. Antunes destacou que o objetivo inicial do projeto era verificar a viabilidade do uso do lodo das ETEs como componente de um fertilizante agrícola.

“Os resultados dos testes confirmaram que o lodo, quando combinado com biofertilizante de esterco bovino, oferece uma alternativa segura e sustentável para seu reaproveitamento, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade e economia circular”, esclareceu.

Para o gerente Célio Poveda, a visita representa um passo importante para aproximar os processos gerenciais e operacionais da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou a importância da integração, afirmando que “essa troca de conhecimentos promove a visibilidade dos procedimentos da empresa, compartilha informações e traz transparência às atividades realizadas em diversos setores. Isso é fundamental para nosso papel junto ao Estado e à população sul-mato-grossense.”

Após a reunião na sede, o grupo seguiu para o município de Terenos, a 32 km de Campo Grande, para acompanhar de perto o processo de fabricação do novo adubo orgânico desenvolvido a partir do lodo das ETEs.

Participaram também dessa etapa da visita membros da equipe técnica da MS Pantanal: Ivan Pedro Martins, ponto focal da MS Pantanal na parceria com a Semadesc-Agraer e Organics; Cristhian Jaison de Sandre Amanda, supervisor de Meio Ambiente da MSP; Amanda Silveira de Franca e Paulo Bruno Araújo da Silva, analistas de meio ambiente MSP; além de Fabio da Cruz, supervisor da Segurança do Trabalho e Fernanda Pereira de Lima, Analista de Responsabilidade Social de Águas Guariroba.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.