Notícias

Ver notícia

A Ambiental MS Pantanal começou por Corumbá e Ladário as ações de educação ambiental nas escolas com o início do Programa Saúde Nota 10. Os estudantes de duas escolas foram apresentados para a peixinha Douralis, que é a personagem que guia as crianças em uma aventura com muita informação e conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente no espetáculo Navegantes. As apresentações aconteceram nos dias 25 e 26 de maio no CAIC Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco, em Corumbá, e na Escola Municipal Marques de Tamandaré, conjunto Nova Aliança, em Ladário.

O espetáculo aproximou as escolas do clima cultural que já invadia as cidades com a volta do Festival América do Sul Pantanal, realizado pelo Governo do Estado de 25 a 29 de maio. Para os professores, a iniciativa foi uma novidade que ajuda a trabalhar um assunto importante nos planos de aula, que é a educação ambiental, mas de uma forma lúdica. “Uma iniciativa maravilhosa, as crianças estavam bem ansiosas para receber o espetáculo porque acaba, de uma maneira lúdica, transmitindo essas informações para as nossas crianças. Então a peça foi maravilhosa, muito bem feita, muito bem apresentada”, avaliou Danielle de Souza Baiano, diretora da Escola Municipal Padre Ernesto Sassida – CAIC.

Com o Saúde Nota 10 a Ambiental MS Pantanal, empresa parceira público-privada da Sanesul nos serviços de coleta e tratamento de esgoto nos 68 municípios onde a estatal atua, busca tornar acessível para a comunidade escolar informações sobre a importância e o papel do saneamento básico na preservação do meio ambiente.

Navegantes é um espetáculo divertido, interativo e cheio de surpresas. Uma mistura de teatro de rua, bonecos e atores, que encanta e emociona. É um passeio por riachos, rios e mares, mostrando a vida debaixo da água, com todos seus encantos e problemas, ressaltando a importância do saneamento básico para a preservação da natureza e da saúde dos seres humanos e animais.

Todo esse mundo mágico apresentado no espetáculo foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela professora Edineia Aparecida Lannes, que prendia a atenção de sua aluna enquanto também se encantava com o espetáculo em Corumbá. “Eu achei muito importante para os alunos estarem se conscientizando que nós temos que realmente cuidar do meio ambiente”, observa a professora.

Renato Giordano Teixeira, diretor da Escola Municipal Marques de Tamandaré, em Ladário, destaca que o conteúdo da peça ajuda a reformar um tema já trabalhado em sala de aula com os alunos. “Trabalhamos a conscientização ambiental e isso é importante. Nossa escola é bem grande e a educação ambiental também é uma forma de fazer com que os alunos nos ajudem a preservar as árvores frutíferas que temos na escola, a importância do saneamento, enfim, ajuda eles a terem consciência do ambiente em que vivem.

Compartilhar:

Veja Também

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.