Notícias

Ver notícia

Ação que teve como tema central os cuidados com a saúde da população local, trouxe informações sobre cuidados com a rede de esgoto e o meio ambiente

A população corumbaense/ladarense e nossos amigos bolivianos foram presenteados no último sábado (28/11), com a realização do Roda Moinho Humanizado – Saúde Única.  A atividade teve como objetivo a promoção do diálogo, atualização e a troca de saberes entre a comunidade e os profissionais da área em relação à temática.

Como continuidade das ações estabelecidas pela assinatura do Termo de Cooperação entre MSP, Sanesul, Instituto Moinho Cultural e Instituto Homem Pantaneiro, jovens sensibilizados foram multiplicadores de informações sobre o uso adequado da rede de esgoto, com a finalidade de informar a população local quanto do descarte correto do lixo (resíduos sólidos), principalmente o plástico.

Além de conhecimento, o público presente teve a oportunidade de realizar meditação com a bailarina da Cia de Dança do Pantanal, Aline Silva Espírito Santo, fazer aferição de pressão e glicemia, se exercitar com uma aula de zumba superanimada com a participação especial do professor, Telson Ribeiro e receber orientações com a nutricionista Nathália Menezes para uma dieta balanceada.  Os pets também tiveram o seu momento, puderam ser vacinados com a vacina antirrábica no local.

A ação foi idealizada pelo Núcleo Social e aconteceu no Porto Geral, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Turismo do Pantanal, Fundação de Cultura e do patrimônio Histórico de Corumbá, CCZ, Sanesul, MS Pantanal, Aegea Saneamento e Instituto Homem Pantaneiro.

Campanha ‘MS Mais Sustentável’

A Campanha ‘Corumbá Mais Sustentável’ começou na Capital do Pantanal em outubro (2) a partir da ação conjunta da Ambiental MS Pantanal e a Sanesul, com apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e Polícia Militar Ambiental. Na ocasião, participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano fizeram uma visita monitorada com intuito de conhecer o processo de tratamento da rede de esgoto de Corumbá. No mesmo dia, aconteceu a celebração do termo de Cooperação “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico, que prevê apoio a atividade sociais e ambientais no município.

Saúde Única

O Termo Saúde Única foi instituído em 2008 pela iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial Saúde Animal (OIE) e da organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com objetivo de realizar um trabalho integrado destes três pilares para garantir uma tomada de decisão sobre temas acerca da saúde na perspectiva de Saúde Única. Dessa forma, reconhece que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde.

A essência, Saúde Única reconhece que a chave para a saúde humana está no equilíbrio dos ecossistemas e na conservação da biodiversidade, e entende que prevenir o surgimento de doenças para necessariamente por propor soluções que tenham em vista o bem-estar humano, animal e do planeta.

Com informações MSP, IHP e Moinho Cultural.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.