Notícias

Ver notícia

Medida visa identificar ligações irregulares na rede de esgoto

Desde maio de 2021 quando a Ambiental MS Pantanal começou a operar o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em parceria com a Sanesul, a tecnologia do termonebulizador (fumacê) é utilizada. De lá para cá, os profissionais que realizam o serviço, já passaram pelos municípios de Bonito, Naviraí e Dourados, onde a equipe está trabalhando.

O principal objetivo do fumacê é identificar ligações irregulares de águas pluviais (água provinda das chuvas) na rede coletora de esgoto (RCE). O trabalho em campo é realizado por profissionais das duas empresas e conta com o apoio da Prefeitura do município que está sendo executado o serviço.

Ele funciona da seguinte forma: A equipe vai até um local pré-definido para vistoriar a rede de drenagem. Essa vistoria é realizada através de um equipamento que emite uma fumaça não tóxica em um ponto determinado das RCEs. 

Em condições regulares, a fumaça fica retida na RCE, mas quando é identificado algum ponto de escape, significa que existe uma possível irregularidade (ponto de infiltração) que precisa ser investigado. Em caso de irregularidade confirmada, os donos dos imóveis são orientados a corrigir o problema.

De acordo com o Gerente de Operações Célio Damásio Filho a medida tem caráter preventivo, a fim de evitar danos nas redes e transtornos para a população. “As RCEs foram criadas e dimensionadas para recebimento de efluente sanitário. Caso exista alguma interligação de água de chuva, pode ocasionar danos na rede, obstruções, extravasamento e prejuízos à população e à qualidade do atendimento/serviços prestados”, detalha Célio.

A primeira vez que o fumacê foi utilizado foi em maio de 2023, na execução do Projeto Rios Cristalinos em Bonito, município que fica a 297 quilômetros de distância de Campo Grande. Ao todo foram seis meses de trabalho e toda cidade foi atendida.

Em Naviraí, cidade a 364 quilômetros da Capital, a operação durou 30 dias e os profissionais visitaram um bairro e atualmente, a equipe está trabalhando em Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Segundo o Gerente de Operações a expectativa é que o projeto neste município, dure cerca de 12 meses e a meta é alcançar 50% da cidade.

Desde que a operação começou em Dourados foram registradas 64 notificações. Para o Coordenador da Regional de Dourados Aldo de Souza Benevides essa operação é superimportante, o desafio é fazer com que a população entenda a necessidade da ligação interna de esgoto dentro dos padrões. “Isso interfere diretamente na própria saúde, pois descartes irregulares não estão dimensionados a RCE”, pontua.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...