Notícias

Ver notícia

No próximo sábado, 11 de novembro, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), por intermédio da Aegea Saneamento – Instituto Aegea e Ambiental MS Pantanal, promoverão um diálogo sobre o documentário ‘Pantanal, a Planície das Águas’.

O encontro, que está inserido na programação do Festival América do Sul, (https://www.festivalamericadosul.ms.gov.br/11-11-sabado/)  está previsto para acontecer a partir das 19h dentro do Memorial do Homem Pantaneiro, localizado na rua Ladeira José Bonifácio, 172 – Centro, Corumbá – MS. Venham participar desse momento que pretende retratar a beleza e a complexidade desse bioma, cenário de incrível biodiversidade.

A obra, dirigida por Lygia Barbosa, apresentará para o público as belezas e a complexidade da maior planície alagada do mundo, pela visão do premiado fotógrafo documental Luciano Candisani, membro da prestigiosa ILCP (International League of Conservation Photographers) e colaborador da revista National Geographic.

Na ocasião será exibido um trecho de 20 minutos do documentário, que está em fase de produção, e na sequência, os participantes presentes poderão participar de uma roda de conversa com a equipe do filme, além de representantes da Aegea, MS Pantanal, IHP entre outros convidados.

Em breve, o material produzido, será doado para canais de TVs abertos, fechados, comunitários e universitários, e Secretarias de Cultura e Educação de todo o país, de âmbito estadual e municipal, além das TVs Escolas, o que possibilita a ampla exibição e alcance do conteúdo.

# # #

Pantanal, Planície das Águas

Direção: Lygia Barbosa

Produção: Grama Filmes

Produtor Associado: Produtora Brasileira

Exibição inédita de trecho (20’) do documentário ainda em fase de produção.

Sinopse: Luciano Candisani, premiado fotógrafo e documentarista brasileiro, embarca mais uma vez para a maior planície inundável do mundo, um ambiente que ele explora há́ mais de duas décadas com um enfoque inovador: a ligação entre água e vida na região. Suas imagens trouxeram uma identidade visual inédita para os ecossistemas submersos do Pantanal e mostraram um elo indissociável entre a pujança da biodiversidade e o meio aquático. Mas desta vez ele encara um novo desafio em sua jornada: engajar e conscientizar o mundo sobre as ameaças que pairam ao equilíbrio das águas que ele conhece como poucos. A destruição em larga escala do ecossistema, provocada por diversos fatores, vem afetando severamente o fluxo de água para as inundações, com perda de área úmida e sofrimento para a fauna e para as pessoas que tiram o sustento dos rios e lagos da região. Nesse cenário de secas mais pronunciadas, é o fogo que ocupa o lugar da água com queimadas sem precedentes. O fotógrafo percorre um Pantanal muito mais seco e ameaçado, mas ainda encontra focos de resistência e esperança para o retorno do equilíbrio das águas.

MS Pantanal: A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.

IHP: Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O Memorial do Homem Pantaneiro é um programa permanente do Instituto. O IHP integra o Observatório Pantanal.

Grama Filmes: produtora baseada em São Paulo com mais de dez anos no mercado audiovisual produziu séries e longas documentais para canais como NatGeo, HBO, Futura, Tv Cultura e ongs como WWF. Produziu filmes publicitários e tem co-produzido com a Europa e Coreia do Sul desde 2017.

Produtora Brasileira: Editora e Produtora Brasileira, empresa que atua no mercado cultural há mais de 10 anos, com amplo portfólio de produções gráficas (livros) e áudio visuais (documentários e webséries) para grandes empresas com parcerias de instituições reconhecidas como USP e UNESCO. Tem seu fundador e CEO, Pedro Saad, nomeado pelo Pacto Global como Liderança com Impacto e porta voz de Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...