Notícias

Ver notícia

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município

“Uma ação simples que gera resultado” é assim que o operador de estação de tratamento de esgoto (ETE) da Ambiental MS Pantanal que atua em Japorã, Walderei Martins de Oliveira, define a medida de limpeza preventiva que aderiu para evitar obstruções e consequentemente extravasamentos na rede de esgoto do município. Desde a implementação da ideia, há dois anos, nenhuma ordem de serviço de extravasamento foi registrada na cidade.

O colaborador está na empresa desde o início da Parceria Público Privada com a Sanesul em 2021, ele é o único operador que trabalha em campo pela Ambiental MS Pantanal na cidade. Assim que iniciou as atividades por lá, como único colaborador, pensou numa alternativa que otimizasse o seu trabalho.

Em um carro com carroceria, Walderei colocou um galão com água, a princípio de 20 litros, e pela cidade começou a fazer o serviço preventivo de limpeza dos PVs (Poços de visitas). Logo, ele observou que poderia melhorar a operação e então aumentou o tanque de água para 200 litros, adaptou um registro     e um cano.

Com isso, o colaborador conta que em um só dia, consegue realizar a limpeza preventiva em até cinco PVs. “Essa medida otimizou muito o meu trabalho e resultou em menos reclamação de mau cheiro, extravasamentos e obstruções”. Detalha.

Há 484 quilômetros de Campo Grande, Japorã é um município que fica no extremo Sul de Mato Grosso do Sul com 9.243 habitantes, conforme censo do IBGE de 2020. O Sistema de Esgoto Sanitário de Japorã conta 572 ligações domiciliares, uma rede coletora com a extensão de 2.921 metros e uma estação de tratamento com capacidade de 20 litros por segundo.

As limpezas preventivas começaram a ser mais eficazes com a implementação do galão de 20 litros de água

A Ambiental MS Pantanal hoje conta com 20 caminhões destinados a fazer esse tipo de serviço em 11 municípios, Japorã não está na lista. Para o supervisor da equipe Oliver Luan De Leon Trindade que atua no Polo de Naviraí, a iniciativa do colaborador em realizar esse trabalho preventivo é muito positiva mostra o quanto o ele está engajado e tem senso de dono, “fico muito feliz pela ideia que o Walderei teve. Com pequenos recursos gerou grandes resultados”, enfatizou.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...