Notícias

Ver notícia

Em celebração à Semana da Água, alunos do do 8º ano do Centro de Educação Pequeno Príncipe (CEPP), de Itaporã, realizaram uma visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, operada pela MS Pantanal – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea.

A visita faz parte de um projeto da escola em que os alunos desenvolverão textos e maquetes sobre o que aprenderam no passeio.

Onze alunos e três professores foram recebidos pelo supervisor do polo de Dourados da MS Pantanal, Rubens Calixto, e pelos colaboradores Marivaldo Farias (Segurança do Trabalho) e Antônio Cavalheiro. Eles puderam conhecer, passo-a-passo, todas as etapas do tratamento de esgoto e receberam panfletos educativos sobre o uso correto da rede e o descarte irregular de resíduos sólidos.

“A visita foi perfeita e superou nossas expectativas”, disse Gabrielly Gomes Leite, coordenadora do centro de educação. “Foi a primeira vez que nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de tratamento de esgoto da cidade”, acrescentou.

Já a pedagoga da escola, Maria Heloísa, ressaltou a importância de os alunos terem sido acompanhados pelo técnico de segurança. “Estavam prontos para nos receber”, disse.

Para Rubens Calixto, que guiou os alunos e professores no passeio, a visita foi importante para que os estudantes fossem conscientizados sobre o funcionamento da coleta e tratamento do esgoto, bem como sobre o bom uso rede.

Sobre a PPP. A MS Pantanal assumiu em maio do ano passado a operação dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em todos os 68 municípios em que a Sanesul já atua. A parceria pioneira se tornou viável após a sanção do Marco Legal do Saneamento, em 2020.

Ao lado da Sanesul, a companhia tem a meta de universalizar os serviços de saneamento básico até 2031, antecipando-se à legislação. Com o cumprimento da meta, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses terão acesso aos serviços, posicionando o MS como o primeiro estado do Brasil a realizar tal feito. Para isso, estima-se um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras por parte da iniciativa privada.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...