Notícias

Ver notícia

Campanha alerta sobre os cuidados com a saúde mental

Você sabe identificar sintomas de ansiedade ou depressão e prevenir problemas com sua saúde mental?

O Janeiro Branco é o mês que tem como propósito informar e conscientizar, já que a mente é a principal condutora de nossas decisões e de uma vida com mais qualidade.

Pratique hábitos saudáveis, se aproxime de amigos e familiares, descubra um hobby, se exercite, seja grato e mantenha a esperança em dias mais azuis!

#EmbaixadoresDaSaúde

O ano acabou de começar e com ele também se inicia uma das campanhas mais importantes do calendário brasileiro, a “Janeiro Branco”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a necessidade de investir em práticas de autocuidado, na busca de apoio profissional e na promoção de ambientes que valorizem o bem-estar emocional.

A Campanha existe há dez anos, mas segundo o Ministério da Saúde, foi no ano passado, no dia 25 de abril que ela virou lei. Embora a saúde mental seja um assunto de importante discussão durante todos os meses, é no primeiro mês do ano que são realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre o tema.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a ansiedade é um dos problemas que mais afeta a população brasileira e ela pode ser causada por uma série de fatores, entre eles, o estresse, pressões sociais, problemas financeiros entre outros. Na sequência, a depressão, seguida de transtornos alimentares, transtorno bipolar e transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Mas como ajudar quem sofre com algum desses problemas? Ter empatia, é fundamental. Em Campo Grande, na Regional 1, a técnica de Enfermagem do Trabalho Laudicéia Rodrigues é exemplo de quem se preocupa com o próximo. Ela trabalha num setor é responsável por acompanhar a saúde ocupacional dos colaboradores, no entanto, sempre que há uma queixa de problema psicológico, ela não deixa de realizar a escuta.

“Muitos vem aqui pra gente conversar, a gente conversa. A pessoa fica algum tempinho até se recuperar, às vezes vem alguém com crise de ansiedade, a gente chama o supervisor que acompanha eles até um hospital”, acrescenta. A profissional fala que depois de ouvir o profissional orienta-o a buscar ajuda médica.

O cuidado com a saúde mental deve acontecer ao longo da vida, uma vez que com os novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, a probabilidade de desencadear algum problema emocional ficou mais presente. Nesse contexto, o movimento Janeiro Branco sobre saúde mental do Ministério da Saúde deste ano, traz como tema “A vida pede equilíbrio”.

Burnout – atenção no trabalho

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é um transtorno que passou a ser mais frequente diante das características do modo de vida da sociedade. Ela é resultante do estresse crônico no trabalho.

O Burnout se desenvolve de forma lenta e progressiva, acumulando sinais e sintomas, que nem sempre aparecem ao mesmo tempo, por isso muitas vezes passam despercebidos. No ano passado o Ministério da Saúde incluiu a síndrome, na lista de doenças ocupacionais, ou seja, significa que estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego.

Cuidar da mente não se trata apenas de buscar tratamento, mas também estar atento a prevenção como adotando hábitos que ajudem na saúde física, mental e emocional. Especialistas em saúde sugerem seis dicas que podem ser incluídas na rotina em 2024:

1. Pratique hábitos saudáveis,

2. Se aproxime de amigos e familiares,

3. Descubra um hobby,

4. Se exercite,

5. Seja grato e

6. Mantenha a esperança em dias mais azuis!

#EmbaixadoresDaSaúde

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul