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Iniciativa focada em novos procedimentos, foi realizada pelas equipes de tratamento e laboratório da empresa
Com o objetivo de otimizar os serviços em campo e fazer com que os colaboradores se tornem multiplicadores, a Ambiental MS Pantanal realizou um treinamento em Campo Grande. A iniciativa focada em novos procedimentos e atualização das rotinas de trabalho, foi realizada pela equipe do setor de tratamento juntamente com os profissionais do laboratório de qualidade de efluente da Parceria Público Privada.
O encontro foi na última sexta-feira (24) e contou com a participação dos coordenadores e supervisores dos 11 polos e 5 regionais onde a Ambiental MS Pantanal atua em Mato Grosso do Sul. Na parte da manhã, a explicação ficou por conta da coordenadora de qualidade de laboratório de água e esgoto Karina Goulart e do supervisor de qualidade de laboratório de esgoto Lucas Barco.
Na ocasião, eles falaram sobre as análises laboratoriais, detalharam como é feita a amostragem e o objetivo desse trabalho. Além disso, explicaram sobre as diretrizes e procedimentos preconizados nas normas técnicas para elevar a qualidade nas estações de tratamento de esgoto.
No período da tarde, a abordagem ficou por conta dos colaboradores Ademilton Francisco Rodrigues que é encarregado de sistema de esgotamento sanitário e do analista de operações Bruno Balduino da Silva. O Ademilton apresentou aos participantes as rotinas operacionais das estações de tratamento de esgoto e tirou dúvidas apresentando problemáticas do cotidiano.
O analista Bruno apresentou informações sobre o Indicador de Qualidade do Efluente Mensurado (IQEFM) e seus impactos contratuais. Além disso, destacou os impactos ambientais de uma estação de tratamento de esgoto e sobre como proceder em fiscalizações de órgãos ambientais e outros órgãos competentes.
Em seguida, o analista ensinou aos supervisores e coordenadores como monitorar e visualizar as Ordens de serviços do sistema SAP (sistema interno de ordem de serviço). O sistema SAP é uma novidade para MS Pantanal e foi implantado pelo setor de tratamento em conjunto com trainers e eletromecânica com o objetivo de otimizar o serviço em campo.