Notícias

Ver notícia

Ações de conscientização realizadas durante o ano pela MS Pantanal são reforçadas neste mês

Dirigir com segurança faz parte da rotina do operador multifuncional Jeferson Pereira de 27 anos. O colaborador da Ambiental MS Pantanal tem orgulho em dizer que desde que que tirou a habilitação, há dez anos, nunca recebeu multa de trânsito.

O bom comportamento reflete na empresa. Ele é um dos quase 300 colaboradores que tem, entre as suas atribuições, conduzir os veículos da frota empresarial. O jovem está desde o início da atuação da Parceria Público Privada no Estado, há mais de três anos, é considerado pela gestão “condutor nota 10”.

Assim como o Jeferson, o Aparecido Moura Vilhalba de 43 anos também é considerado ´condutor nota 10´. Há mais de18 anos habilitado, o colaborador nunca recebeu multa de trânsito. “Eu amo a minha vida, tenho família e quero voltar seguro para a casa”, enfatiza.

Embora um trânsito seguro seja responsabilidade de todos, o desrespeito às leis resultando em acidentes e mortes ainda é uma realidade. Um levantamento divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no ano passado mostra um aumento de 13,5% no número de óbitos no trânsito brasileiro no período de 2010 e 2019.

O estudo também aponta que a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes cresceu 2,3% neste período. Esse dado caminha na contramão da meta global estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas) de 2010 que previa a redução de 50% da mortalidade no trânsito até 2020.

Iniciativas:

Com o foco “Respeito é da nossa natureza, mas, há uma solução para encontrar o lugar em que queremos estar: escolher o melhor caminho para trilhar, o do respeito” a Ambiental MS Pantanal participa da campanha Maio Amarelo 2024. A iniciativa que tem o propósito claro: a preservação da vida, conta com ações de prevenção a acidentes no trânsito. 

Embora o mundo inteiro volte seus olhos ao movimento este mês, o trabalho de conscientização é realizado pelos departamentos de frotas e Segurança do trabalho da PPP durante todo o ano. As ações são feitas através do programa interage que tem entre os objetivos, garantir locais de trabalho mais saudáveis e seguros.

Tais ações que serão citadas abaixo, resultaram em dados significativos, entre eles a redução no número de multas. A empresa que recebia em média 20 infrações de transito cometidas pelos colaboradores, passou a receber cerca de 5.

  1. Ferramentas tecnológicas aliada a segurança no trânsito

Dirigir no limite de velocidade, é apenas uma das medidas para evitar acidentes. Pensando na segurança do colaborador nas vias, a empresa conta com uma tecnologia de rastreamento do veículo que fornece informações de velocidade, freada brusca entre outras atitudes feitas pelo colaborador.

Aplicativo nextfleet da Aegea

“O condutor precisa andar no limite da via, não pode fazer ultrapassagem indevida. Qualquer atitude inadequada que comprometa a segurança dele, somos avisamos através de um relatório”, detalha Daiane Esquian, responsável pelo setor de frotas.

Colaboradora Daiane Esquian, responsável pelo departamento de Frotas da empresa

Além do colaborador, a empresa também está preocupada com o veículo que ele utiliza. Para saber como está a conservação do carro, o colaborador anota informações como estado de saúde dos pneus, avarias, entre outros detalhes de manutenção.

Essas informações são passadas em tempo real para o departamento de frotas que, ao verificar algo que comprometa a segurança do condutor, realiza o plano de ação. “Além disso, o colaborador tem o direito de recusa, previsto na Regra de Ouro de número 10 da empresa. Ou seja, se ele achar que o veículo está comprometendo a integridade física dele, pode se recusar a dirigi-lo”, reitera o Supervisor de Segurança do Trabalho Fábio Cruz.

Supervisor de Segurança do Trabalho Fábio Cruz

2. Treinamentos e palestras

O treinamento de “sinalização temporária” é uma das iniciativas do setor de Segurança do Trabalho através do Programa interage realizada este ano. A medida teve como foco não só a segurança do colaborador como também de pedestres que trafegam nas vias onde há uma intervenção temporária da empresa.

Supervisor de Segurança do Trabalho Fábio Cruz durante o treinamento de sinalização temporária

Outra ação desenvolvida pela empresa foi o curso de direção defensiva ´Condutor Nota 10´. A iniciativa, focada nos trabalhadores de campo, contou com orientações teóricas e práticas com o objetivo de identificar possíveis “vícios” dos colaboradores no trânsito.

Colaborador de Dourados durante curso de direção defensiva ´Condutor Nota 10´

3. Cartilhas e adesivos

Além disso, todos os carros possuem adesivo onde o condutor é lembrado das atitudes deve ter antes de dirigir. Além disso, os veículos tem uma cartilha “Bom motorista” que traz um apanhado de medidas de segurança para a condução de veículos.

Adesivo traz alerta “Pratique a Direção Defensiva”
Colaborador Nivaldo Luiz, responsável pelo setor de Engenharia da empresa mostra a “Cartilha do Bom Motorista”

Maio amarelo:

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança o movimento o Maio Amarelo está na sua 11ª edição no Brasil.  A campanha é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.

Compartilhar:

Veja Também

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.