Notícias

Ver notícia

Médica do trabalho da Ambiental MS Pantanal ressalta a importância da adoção de hábitos saudáveis

Durante todo ano existem campanhas de conscientização que dão visibilidade para algumas causas importantes da área da saúde, elas são representadas por meses coloridos, em março não é diferente. O mês chama a atenção para um dos tipos de câncer mais comuns, especialmente em homens, o colorretal ou de intestino.

Esse tipo de câncer surge a partir da multiplicação desordenada das células do cólon e reto, é predominante na faixa etária adulta, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Mas embora seja mais comum em homens, as mulheres não estão livres da doença.

Na Ambiental MS Pantanal atualmente há 37 colaboradores nesta faixa etária. Para explicar a importância da prevenção da doença, a médica do trabalho da concessionária Mayara Azzolini Gonzalez, faz um alerta aos colaboradores e colaboradoras com essa idade.

Como prevenir?

Uma das formas de prevenção da doença é a adoção de hábitos saudáveis, ou seja, acrescentar no dia a dia atividade física e alimentação saudável, explica a médica. “Embora a jornada de trabalho seja de corrida, consumir uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e fibras pode reduzir o risco da doença”, enfatiza.

Além disso, a Mayara acrescenta que é importante que o trabalhador evite o consumo de alimentos processados, a carne vermelha, bebidas alcoólicas e o cigarro. Além disso, ela destaca que a atividade física regular é fundamental, isso porque, promove o equilíbrio metabólico e imunológico.

“A obesidade ou sobrepeso, está associado a um risco aumentado de câncer colorretal, portanto, é importante manter uma dieta equilibrada e exercícios regulares. Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias”, detalha a médica.

Como diagnosticar? Consulta médica regular é fundamental

A médica explica que para o diagnóstico do câncer colorretal é necessária a combinação de avaliação clínica e exames que podem ser laboratoriais e imagem. Um deles é o de sangue chamado de antígeno carcinoembrionario (CEA), que pode mostrar alteração em pessoas com câncer colorretal.

A colonoscopia é outro tipo de exame usado para detectar o câncer colorretal.   Trata-se de um procedimento no qual é avaliado o revestimento interno do cólon e o do reto em busca de pólipos ou outras anormalidades.

Há também a tomografia computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RN), que são exames de imagem que podem ajudar a determinar a extensão do câncer e se ele se espalhou para outras partes do corpo.

A médica finaliza acendendo um alerta a pessoas que tenham casos de câncer na família, afirma que os exames regulares são fundamentais. “Consultar um médico regularmente pode ajudar a identificar fatores de risco individuais e discutir estratégias de prevenção personalizadas”. Finalizou.

Esteja atento aos sintomas:

O câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente, sem apresentar sintomas. Os sinais mais comuns normalmente aparecem em estágios avançados.

Portanto, fique atento a qualquer um desses sintomas:

  • Sangramento pelo ânus;
  • Constipação ou diarreia sem explicação;
  • Presença de pólipos no intestino;
  • Anemia;
  • Fraqueza;
  • Cólica abdominal;
  • Emagrecimento;
  • Sensação de evacuação incompleta.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.