Notícias
Equipes técnicas compostas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, Vigilância Sanitária, Sanesul e MS Pantanal iniciaram visitas domiciliares para identificar e notificar ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
A iniciativa faz parte do ‘Programa Rios Cristalino’, que envolve ações para melhorar o sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos do município e o Rio Formoso.
Na primeira etapa foram feitas ações de sensibilização socioambiental nos meios de comunicação, com intuito de informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora.
Nessa segunda fase do projeto, tiveram início as ações de investigação de ligação e notificação às propriedades irregulares, que estão sendo realizadas com o apoio de um grupo técnico formado pelo poder público e sociedade civil. Esse trabalho de campo, visa o maior alcance na difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente.
Como também pontua o prefeito Josmail Rodrigues, o trabalho deve abranger todos os imóveis do município e foi iniciado pelos locais onde há maior incidência de extravasamentos nos dias de chuva.
“Muitos moradores não sabem que possuem problemas de esgotamento sanitário em seus imóveis, e nós estamos realizando essas visitas com intuito de orientá-los e como corrigir. Porque para muitos, pode parecer algo distante, que não envolve a pessoa diretamente, mas se pensarmos de forma ampla, todos somos prejudicados, porque rios sujos significam prejuízo na economia, sem falar de todos os crimes ambientais”.
O programa Rios Cristalinos objetiva acompanhar o plano de manutenção da rede de esgoto para evitar entupimentos e extravasamentos; buscar soluções para residências que estão abaixo da quota da rede de coleta; identificar e notificar as ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem e de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos.