Notícias

Ver notícia

Equipes técnicas compostas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, Vigilância Sanitária, Sanesul e MS Pantanal iniciaram visitas domiciliares para identificar e notificar ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

A iniciativa faz parte do ‘Programa Rios Cristalino’, que envolve ações para melhorar o sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos do município e o Rio Formoso.

Na primeira etapa foram feitas ações de sensibilização socioambiental nos meios de comunicação, com intuito de informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora. 

Nessa segunda fase do projeto, tiveram início as ações de investigação de ligação e notificação às propriedades irregulares, que estão sendo realizadas com o apoio de um grupo técnico formado pelo poder público e sociedade civil. Esse trabalho de campo, visa o maior alcance na difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente.

Como também pontua o prefeito Josmail Rodrigues, o trabalho deve abranger todos os imóveis do município e foi iniciado pelos locais onde há maior incidência de extravasamentos nos dias de chuva.

“Muitos moradores não sabem que possuem problemas de esgotamento sanitário em seus imóveis, e nós estamos realizando essas visitas com intuito de orientá-los e como corrigir. Porque para muitos, pode parecer algo distante, que não envolve a pessoa diretamente, mas se pensarmos de forma ampla, todos somos prejudicados, porque rios sujos significam prejuízo na economia, sem falar de todos os crimes ambientais”.

O programa Rios Cristalinos objetiva acompanhar o plano de manutenção da rede de esgoto para evitar entupimentos e extravasamentos; buscar soluções para residências que estão abaixo da quota da rede de coleta; identificar e notificar as ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem e de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...