Notícias
“A sustentabilidade não se trata mais de diferencial competitivo e sim condição básica para existir no mercado”, destaca diretor-Presidente
Com o objetivo de impulsionar iniciativas de sustentabilidade, cada vez mais a concessionária da Aegea Saneamento, a Ambiental MS Pantanal tem apoiado iniciativas de preservação ao meio ambiente. Uma delas foi durante uma das maiores corridas de Mato Grosso do Sul, a Bonito 21k.
Além do objetivo esportivo, a prova, trouxe um item que chamou a atenção da concessionária, A redução de resíduos sólidos através da conquista do selo de evento lixo zero. Esse propósito estava alinhado um dos principais pilares da Ambiental MS Pantanal, a preservação do meio ambiente.
O Diretor Presidente da Ambiental MS Pantanal Paulo Antunes ressalta que a concessionária busca parcerias estratégicas das mais diversas com o propósito realizar em suas práticas os princípios ESG (ambiente, social e governança corporativa). Isso porque, acredita que o mundo é um ecossistema sensível aos impactos causados pela ação do homem e que a melhor maneira de retribuir os benefícios proporcionados é cuidar da natureza, preservando-a e restaurando-a quando necessários.
Antunes acrescenta que a sustentabilidade para a MS Pantanal não se trata mais de diferencial competitivo e sim condição básica para competir e existir no mercado. “ MS Pantanal é uma empresa eminentemente despoluidora. Ela carrega em seu DNA a sustentabilidade, através da sua atividade fim, que é a coleta, tratamento e disposição correta do esgoto em todas as cidades que possui atuação no Mato Grosso do Sul. Enfatiza.
O evento tradicional na cidade foi realizado em dezembro do ano passado e contou com a participação mais de 2 mil competidores inscritos em quatro categorias. Para estimular a coleta seletiva do lixo, foi lançado um desafio aos participantes: Aquele que entregasse mais lixo reciclável para destinação correta ganharia óculos da prova.
Os corredores abraçaram a ideia, isso porque durante o evento, foram coletados 619,25 quilos de resíduos recicláveis que foram destinados à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), onde atua a Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito/MS. As embalagens sujas com resíduo de comida, por exemplo, totalizaram 71,84 quilos.
“Ao apoiarmos a coleta, tratamento e destinação correta dos resíduos gerados pelos participantes da Corrida 21K, com certeza estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente na cidade de Bonito e sobretudo, atuando indiretamente na Educação Ambiental da população da cidade”, pontua
Saiba mais:
A gestão dos resíduos sólidos durante o evento foi de responsabilidade da empresa Ciclo Azul Meio Ambiente e Sustentabilidade, conduzida por uma equipe composta por sete técnicos. Para estimular a participação dos competidores, foi realizada a identificação visual das lixeiras fixas na Praça da Liberdade, local onde ocorreu o evento, em três categorias básicas: orgânico, reciclável e rejeito.