Notícias

Ver notícia

A partir da última quarta-feira (12), o programa Rios Cristalinos, que vem sendo desenvolvido em Bonito, MS, entra numa nova fase.  Com ação inédita no Mato Grosso do Sul, está prevista a aplicação de fumacê na rede de esgoto e de drenagem para identificação ligações irregularidades.

Na primeira etapa do programa, que ocorreu no período de março a junho, a operação vistoriou cerca de 519 imóveis, tendo sido possível entrar em 247 para verificação de possíveis irregularidades, isto é, 47,6%; sendo que em 9,31% das residências foram identificadas ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, com vistorias individuais nos imóveis, para averiguar os encanamentos.

Diante do excessivo número de residências fechadas, houve um consenso entre as lideranças do Programa sobre a importância de se modificar a estratégia de vistoria, utilizando-se de um instrumento mais eficiente de investigação que é o termonebulizador.

A técnica consiste na aplicação de uma fumaça na rede central de cada rua para observar se ela retorna em algum imóvel. Quando isto ocorrer, indica que há alguma ligação errada de águas pluviais no imóvel. Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Bonito, os moradores receberão todas as orientações da equipe para regularizar a situação.

O projeto Rios Cristalinos é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Sanesul e com a Ambiental MS Pantanal e envolve múltiplas ações para melhoria do sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos, com objetivo de proteger os Córregos Saladeiro, Bonito e Restinga, e consequentemente o Rio Formoso.

Com informações, prefeitura de Bonito e MS Pantanal.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.