Notícias

Ver notícia

Iniciativa dos profissionais além da conta de Dourados-MS, conta com apoio do Detran

Quem chega Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim em Dourados, município que fica a 245 quilômetros da Capital Sul-mato-grossense se depara com uma imagem nada comum: um carro totalmente destruído. O veículo sem vidros, pneus estourados e carcaça amassada na entrada da empresa chama a atenção de quem passa por ali, mas a ideia é fazer mais que isso.

colaborador Vicente Ferreira Neves se impressiona com o carro capotado

“Um sentimento de tristeza, porque certamente houve vítimas. Sabendo disso, fico imaginando a família. E depois vem o medo, afinal corro esse risco também”, essa é a definição do operador de retroescavadeira Vicente Ferreira Neves de 33 anos ao ver o veículo acidentado. Há três anos na empresa, o colaborador diz que que nunca se envolveu em acidentes no trânsito.

A iniciativa de colocar o veículo capotado na entrada da ETE em Dourados partiu dos profissionais além da conta da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio no trabalho) da Ambiental MS Pantanal. A ideia foi trazer algo que impactasse os colaboradores no mês em que ações de prevenção a acidentes no trânsito são realizadas através da campanha “Maio Amarelo”.

“A gente teve a ideia de trazer algo que fosse além do convencional, algo que chocasse os colaboradores. A proposta é que ele entenda que uma atitude inadequada no trânsito, pode ser fatal”, acrescentou o coordenador de operações do Polo de Dourados Aldo Benevides.

O polo de Dourados conta com 35 colaboradores, cerca de 33 conduzem os veículos da empresa.  Buscar minimizar os acidentes nas rodovias e vias urbanas é apenas uma das mensagens que a ação quer passar. A iniciativa que vai até o final de maio conta com o apoio do Detran MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Regras de ouro que salvam vidas

Durante todo o ano a Ambiental MS Pantanal realiza cursos e palestras com o foco na conscientização no trânsito, alinhadas as “Regras de Ouro” da empresa, que tem como principal objetivo prevenir acidentes dos colaboradores durante a rotina de trabalho. Ao todo são dez, neste mês o foco é a sexta regra que traz “veículos e equipamentos móveis” como mote.

Essas regras quando seguidas à risca, salvam vidas e previnem acidentes. “A gente precisa reforçar que vícios como olhar o celular, pode colocar a vida em risco. Infelizmente essas atitudes por parte de alguns, persistem, mudar isso é o grande desafio”, frisou o coordenador.

Maio amarelo:

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança o movimento o Maio Amarelo está na sua 11ª edição no Brasil.  A campanha é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.

A Ambiental MS Pantanal aderiu ao movimento que tem como o foco “Respeito é da nossa natureza, mas, há uma solução para encontrar o lugar em que queremos estar: escolher o melhor caminho para trilhar, o do respeito”.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...