Notícias

Ver notícia

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal recebeu a visita da equipe da Diretoria de Inovação da Aegea para conhecer iniciativas sustentáveis locais. Na ocasião, os integrantes puderam conhecer o projeto desenvolvido pela MS Pantanal em parceria com a Empresa Organics, localizada em Terenos-MS.

Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, relata que a empresa de fertilizante orgânico é parceira da MS Pantanal, desde 2022, na inclusão de percentual do lodo produzido nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), no processo da compostagem para produção de fertilizantes, a partir de esterco bovino.

“A parceria que estabelecemos e a empresa Organics alinham-se as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) da Aegea, uma vez que 20% dessa produção será destinada ao governo do estado de MS, para à recuperação de terras indígenas degradadas e pequenos assentamentos”, ressalta Antunes.

Laís Regis Salvino responsável pela área de Gestão de Carbono e Lodo da Aegea, ficou muito entusiasmada com as possibilidades que surgiram durante a visita à MSP.

“O biossólido possui substâncias, que num ambiente propício pode se transformar num produto benéfico para a natureza e agricultura, por exemplo. Essa experiência faz com que a MS Pantanal inove na utilização de biossólidos das ETEs, durante o processo de compostagem e produção de fertilizantes”, acrescenta.

Marjuli Morishigue, gerente de operações e responsável pela parte do tratamento do esgoto nas ETEs da Aegea, relata que a MS Pantanal vai realizar a destinação correta dos resíduos produzidos nas suas ETEs.

“Ao todo, vamos disponibilizar 600 toneladas de Lodo por mês para a empresa de fertilizante Organics”, informou.

Outra iniciativa de aproveitamento de lodo, na compostagem, apresentada ao grupo, foi a dos estudos desenvolvidos pelo empresário e produtor rural Rodrigo Splenger, na sua propriedade, localizada no município de Coxim-MS. A iniciativa, que teve bons resultados, já tem aprovação do IMASUL para realizar o processamento de 600 toneladas por mês de lodo com outros materiais estruturantes.

A respeito disso, o gerente de Inovação da Aegea, Fábio Augusto da Silva Souza, reforça o compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento de soluções que impulsionem o progresso e o crescimento sustentável das regiões onde a concessionária opera.

“A reunião visou a construção de uma parceria da Aegea com o empresário, com objetivo de consolidar o projeto já testado por ele e posteriormente avaliar possibilidades de expansão de modelagens que possam atender demais Unidades da Aegea pelo país. Sem dúvidas, essas iniciativas como essas vão ajudar a aproveitar o resíduo em toda economia circular, alinhando ao propósito da empresa aos impactos sociais e ambientais”, acrescentou.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...