Notícias

Ver notícia

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal recebeu a visita da equipe da Diretoria de Inovação da Aegea para conhecer iniciativas sustentáveis locais. Na ocasião, os integrantes puderam conhecer o projeto desenvolvido pela MS Pantanal em parceria com a Empresa Organics, localizada em Terenos-MS.

Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, relata que a empresa de fertilizante orgânico é parceira da MS Pantanal, desde 2022, na inclusão de percentual do lodo produzido nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), no processo da compostagem para produção de fertilizantes, a partir de esterco bovino.

“A parceria que estabelecemos e a empresa Organics alinham-se as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) da Aegea, uma vez que 20% dessa produção será destinada ao governo do estado de MS, para à recuperação de terras indígenas degradadas e pequenos assentamentos”, ressalta Antunes.

Laís Regis Salvino responsável pela área de Gestão de Carbono e Lodo da Aegea, ficou muito entusiasmada com as possibilidades que surgiram durante a visita à MSP.

“O biossólido possui substâncias, que num ambiente propício pode se transformar num produto benéfico para a natureza e agricultura, por exemplo. Essa experiência faz com que a MS Pantanal inove na utilização de biossólidos das ETEs, durante o processo de compostagem e produção de fertilizantes”, acrescenta.

Marjuli Morishigue, gerente de operações e responsável pela parte do tratamento do esgoto nas ETEs da Aegea, relata que a MS Pantanal vai realizar a destinação correta dos resíduos produzidos nas suas ETEs.

“Ao todo, vamos disponibilizar 600 toneladas de Lodo por mês para a empresa de fertilizante Organics”, informou.

Outra iniciativa de aproveitamento de lodo, na compostagem, apresentada ao grupo, foi a dos estudos desenvolvidos pelo empresário e produtor rural Rodrigo Splenger, na sua propriedade, localizada no município de Coxim-MS. A iniciativa, que teve bons resultados, já tem aprovação do IMASUL para realizar o processamento de 600 toneladas por mês de lodo com outros materiais estruturantes.

A respeito disso, o gerente de Inovação da Aegea, Fábio Augusto da Silva Souza, reforça o compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento de soluções que impulsionem o progresso e o crescimento sustentável das regiões onde a concessionária opera.

“A reunião visou a construção de uma parceria da Aegea com o empresário, com objetivo de consolidar o projeto já testado por ele e posteriormente avaliar possibilidades de expansão de modelagens que possam atender demais Unidades da Aegea pelo país. Sem dúvidas, essas iniciativas como essas vão ajudar a aproveitar o resíduo em toda economia circular, alinhando ao propósito da empresa aos impactos sociais e ambientais”, acrescentou.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.