Notícias
O governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebeu nesta quarta-feira, 16/11, os diretores da Ambiental MS Pantanal, empresa parceira público-privada da Senesul para os serviços de esgotamento sanitário. Celso Lino Paschoal e Paulo Antunes informaram ao chefe do executivo sobre a mudança na presidência da PPP: Celso deixa a presidência da empresa sul-mato-grossense para assumir a diretoria executiva da Águas de Manaus, concessionária do grupo Aegea na capital do Amazonas. Paulo Antunes é o novo diretor presidente MS Pantanal.
Além da mudança na diretoria, o encontro foi pautado também por um breve balanço dos principais resultados da PPP, com destaque nas práticas que envolvem os pilares de sustentabilidade, governança e responsabilidade social da Ambiental MS Pantanal: como a destinação do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto para a produção de adubo orgânico com a doação de 20% da produção para programa de atendimento à áreas degradadas, hortas comunitárias e pequenos produtores, entre outros, ação a ser conduzida pelo Estado. Os diretores falaram ainda sobre outra ação que envolve a destinação de recursos para aplicação na recuperação das cabeceiras dos rios no Pantanal e APA Guariroba em parceria com WWF e BNDES.
Ao final do encontro, o governador recebeu um trabalho produzido pelo Instituto Trata Brasil a pedido da Ambiental MS Pantanal onde apresenta benefícios proporcionados pela Universalização do Saneamento no MS com a PPP.
Diretor Presidente
Diretor de Relações Institucionais da Aegea no MS e MT, Paulo Antunes, assume também a presidência da PPP no Mato Grosso no Sul. A empresa assumiu as operações de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do estado desde maio do ano passado.
Antunes tem formação em Administração de Empresas, Contabilidade e Pedagogia e MBA em Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gestão de Negócios, Gestão Empresarial e Gestão de Bancos. Tem ainda MBA em Gestão Pública, Curso de Extensão em Saneamento Básico e Especialização em ESG. Ocupou cargos de liderança na Caixa Econômica Federal por 32 anos, notadamente como Superintendente Regional do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, no período de 2004 a 2016.
Ainda na Caixa – onde conduziu cursos para formação de altos executivos -, Antunes foi diretor-executivo e vice-presidente do departamento de Habitação, entre 2017 e 2019.
O novo presidente da MS Pantanal ainda compôs o Conselho Deliberativo do Sebrae e o Conselho de Administração da Associação Comercial de Campo Grande.