Notícias

Ver notícia

No último sábado (11), aconteceu a exibição de um trecho do documentário ‘Pantanal, Planície das Águas’. A pré-estreia do material, ainda em fase de produção, foi promovida pela Ambiental MS Pantanal e Instituto Aegea, e contou com um bate-papo exclusivo com os principais responsáveis pela produção do documentário no Memorial do Homem Pantaneiro, no IHP, em Corumbá, MS.

Em poucos minutos de exibição, ‘Planície das Águas’, de Luciano Candisani, premiado fotógrafo e documentarista brasileiro, trouxe uma profunda reflexão sobre a destruição do ecossistema da maior planície alagável do mundo. Nesse cenário de seca e ameaças constantes à biodiversidade e as pessoas que tiram o sustento dos rios e lagos da região, é o fogo que ocupa o lugar da água com queimadas sem precedentes.

O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, ressaltou que para a MS Pantanal, concessionária do grupo Aegea, é fundamental estar em espaços que retratam a cultura e valorizam o Homem Pantaneiro. “Conhecer as belezas e a complexidade da maior planície alagada do mundo, por meio do olhar da sua gente, é a melhor forma de preservar. Ações como essa são essenciais para engajar a população local”, destacou.

Thais Benchimol, especialista em Responsabilidade Social do Instituto Aegea, explicou que engajar e conscientizar as pessoas sobre as ameaças que existem nos biomas brasileiros, a exemplo do Pantanal, é um dos propósitos da MS Pantanal e da Aegea. “As emergências climáticas são questões vivenciadas no nosso dia a dia, como as altas temperaturas, por exemplo. Estar num espaço que sensibiliza e valoriza o Pantanal, debatendo temas que nos fazem refletir sobre o nosso comportamento no planeta, foi o que essa pré-estreia nos proporcionou”.

Ângelo Rabelo, presidente do IHP, lembrou que a Aegea já é parceira de outros projetos do Instituto e enalteceu a iniciativa de documentação e divulgação dos biomas Pantanal. “O documentário trouxe a realidade do Pantanal com suas belezas, ameaças e dificuldades, um momento importante que deve servir como memória e ferramenta de tomadas de decisões, além de ser incentivo à cultura e educação da nossa gente.”

Ligia Barbosa, diretora do documentário, frisou que a intenção de exibir um trecho do documentário, foi trazer de volta olhar e a reflexão das pessoas que estão no território. “A exibição de um trecho do documentário foi muito expressiva para perceber a emoção e receber o carinho e das pessoas que vivem por aqui”, finalizou.

Pantanal, Planície das Águas, foi dirigido por Ligia Barbosa e teve a produção da Grama Filmes, uma associada da Produtora Brasileira. Em breve o material estará disponível para 242 canais de TVs, secretarias de cultura e educação de estados e municípios.

# # #

MS Pantanal: A Ambiental MS Pantanal nasceu da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e o Grupo Aegea. A empresa é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do Mato Grosso do Sul. A MS Pantanal foi criada com objetivo de acelerar os investimentos a fim de universalizar o saneamento básico no estado.

IHP: Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma, com respeito à história e à cultura local. O Memorial do Homem Pantaneiro é um programa permanente do Instituto. O IHP integra o Observatório Pantanal.

Grama Filmes: produtora baseada em São Paulo com mais de dez anos no mercado audiovisual produziu séries e longas documentais para canais como NatGeo, HBO, Futura, Tv Cultura e ongs como WWF. Produziu filmes publicitários e tem co-produzido com a Europa e Coreia do Sul desde 2017.

Produtora Brasileira: Editora e Produtora Brasileira, empresa que atua no mercado cultural há mais de 10 anos, com amplo portfólio de produções gráficas (livros) e áudio visuais (documentários e webséries) para grandes empresas com parcerias de instituições reconhecidas como USP e UNESCO. Tem seu fundador e CEO, Pedro Saad, nomeado pelo Pacto Global como Liderança com Impacto e porta voz de Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses Saiba mais
MS Pantanal leva informação e mudas de Ipês para estudantes sidrolandenses

Na última semana, a Ambiental MS Pantanal participou da programação da ‘I Semana Socioambiental’, promovida pela Prefeitura de Sidrolândi...