Notícias

Ver notícia

Iniciativa apresentada em evento em Campo Grande, conta com apoio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul

A Ambiental MS Pantanal e Sanesul são parceiras numa estratégia inovadora de pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. A ideia é usar o esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica a fim de identificar quais vírus e bactérias estão circulando na população e evitar que o número de casos de doenças aumente no Estado.

A iniciativa foi apresentada durante o II Symposium One Health/Saúde Única’ realizado nos dias 14 e 15 de maio em Campo Grande. Durante os dois dias de evento, os participantes apresentaram pesquisas diversas focada na temática entre elas, o monitoramento de efluentes como ferramenta de vigilância epidemiológica, estratégia que ganhou destaque com pandemia da COVID-19.

Isso porque, os resultados mostraram que é possível estabelecer uma metodologia para detectar a presença de uma doença ou infecção viral na população, inclusive de portadores assintomáticos. O diretor executivo da Ambiental MS Pantanal Clayton Bezerra esteve presente no evento com a coordenadora de monitoramento operacional Luciara Helena de Oliveira.

Na ocasião, os dois apresentaram as Estações de Tratamento de Esgotos do Estado e falaram da satisfação das empresas em colaborar com os pesquisadores que buscam melhorar a qualidade de vida do povo sul-mato-grossense. “Nós da Ambiental MS Pantanal em parceria com a Sanesul estamos muito felizes em participar de trabalhos como esse que buscam melhorar a qualidade de vida da população”, reiterou Clayton Bezerra.

Os diretores Paulo Antunes da MS Pantanal e Leopoldo Godoy de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul também marcaram presença. Na solenidade de abertura, eles assinaram um termo de colaboração que promete gerar impacto e progresso em saúde única do Estado de MS.  

Leopoldo Godoy falou que Mato Grosso do Sul é 99% universalizado pela água e que agora é a vez universalizar o esgoto. Nesse objetivo, destacou a importância do trabalho em conjunto Ambiental MS pantanal e Sanesul. “Desde 2021, temos um contrato de Parceria Público Privada com a Ambiental MS Pantanal do grupo Aegea. Esse trabalho conjunto vai possibilitar que o estado de MS seja o primeiro da união a ter o esgoto universalizado”. Destacou.

O diretor Paulo Antunes acrescentou dizendo que os profissionais de saúde precisam estar perto do Saneamento básico. “Investir em saneamento é economizar em saúde, e essa economia representa mais investimentos de recursos na saúde, economia e educação”, finalizou.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental MS Pantanal oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.