Notícias

Ver notícia

Com objetivo de proteger seus principais mananciais, incluindo os córregos Saladeiro, Bonito e Restinga e o Rio Formoso, a prefeitura de Bonito lançou nesta última terça-feira (21) o ‘Programa Rios Cristalinos’, em parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e com a Ambiental MS Pantanal.

A Programação de lançamento faz parte da Semana Mundial da Água que envolvem múltiplas ações visando proteger as águas e promover melhorias no saneamento básico da cidade.

Com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, da secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, do diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, entre outras autoridades, o lançamento do programa ocorreu nesta tarde, no auditório do CMU (Centro de Múltiplo Uso).

Além de ressaltar a importância da iniciativa do município em lançar o programa ‘Rios Cristalinos’, Paulo Antunes, disse que a MS Pantanal é defensora de ideias voltadas a preservação ambiental.

“Acredito que preservar e restaurar os nossos rios e nascentes deva estar na prioridade de toda sociedade. Participar de um programa que tem como foco principal esse propósito não só aumenta o compromisso com o nosso negócio principal, que a coleta e tratamento do esgoto das cidades atendidas pela Sanesul, como nos permitir integrar ainda mais as necessidades de cada localidade que atuamos”, enfatizou.

O diretor-presidente da Sanesul enalteceu a iniciativa da prefeitura, destacando a importância desse tipo de ação. Ele disse que era uma honra representar o governador Eduardo Riedel durante o evento e que o programa é de fundamental importância para a Sanesul, para a MS Pantanal, para o município e, principalmente, para a população de Bonito.

Renato Marcílio advertiu sobre a prática de ligações irregulares e avisou que a empresa irá trabalhar para evitar esse tipo de “crime”. “Nos detectamos isso e resolvermos fazer uma parceria de todo mundo trabalhar, então vamos atuar por meio da comunicação, depois nós vamos ir para intervenção e se precisar, punição, porque isso não pode ficar impune, porque quando você não pune o que está errado, você está punindo quem está certo, acho que não dá para conviver com isso. De qualquer forma, a gente precisa do engajamento da população, que precisa entender essas ações”, colocou Renato Marcílio.

‘Programa Rios Cristalinos’

As ações do ‘Programa Rios Cristalinos’ envolvem uma série de eventos voltados à educação ambiental, que devem ser veiculadas nas mídias sociais, spots para rádio, carros de som, folhetos e cartazes, com intuito de informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora, com foco na proteção da fauna na área urbana e melhorias estruturais no sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Além dos produtos de comunicação, estão previstas ações de investigação de ligação e notificação de usuários, por meio da criação de um grupo técnico de trabalho, com representantes do poder público e sociedade civil, visando maior alcance na difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente. Na prática, a ideia da parceria institucional é monitorar e intensificar a fiscalização para evitar eventuais ligações clandestinas na rede de drenagem e de águas pluviais na rede de esgoto.

Visita na Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito

Na ocasião do lançamento do Programa ‘Rios Cristalinos, o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, e o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, visitaram nesta terça-feira (21), a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Bonito. Na ocasião, Letícia Yule Zavarizzi, coordenadora regional da AMSP em Bonito, fez a apresentação do funcionamento da ETE, que é referência nacional.

Com informações site Sanesul.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.