Notícias

Ver notícia

Uma iniciativa pioneira da Ambiental MS Pantanal, parceria público-privada da SANESUL, está promovendo avanços significativos no saneamento básico de Mato Grosso do Sul. A empresa, responsável pela operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em 68 municípios, desenvolveu o FertBio-MS, um biofertilizante produzido a partir do lodo gerado no tratamento de esgoto.

O projeto, intitulado ‘Biofertilizantes – Transformação do Lodo Desidratado’, será apresentado como um ‘Case de Sucesso’ na categoria Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). O evento ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Reconhecido como a principal premiação do setor no Brasil, o PNQS é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e avalia iniciativas que aliam inovação, sustentabilidade e impacto social. Este ano, mais de 30 empresas de todo o país participam da premiação, que destaca a excelência em gestão e inovação no setor de saneamento. Na categoria Eficiência Operacional no Saneamento (PEOS), onde o FertBio-MS concorre, são avaliados critérios como liderança, eficiência e impacto social.

Transformando resíduos em recursos valiosos

O FertBio-MS é resultado da compostagem do lodo desidratado das ETEs, combinado com materiais orgânicos como esterco bovino. Esse processo gera um fertilizante natural que enriquece o solo, beneficiando diretamente a agricultura e a pecuária.

O projeto tem se destacado pelo potencial de replicação em outras regiões do país, ampliando os benefícios sociais, econômicos e ambientais. Ao transformar resíduos em biofertilizantes, a iniciativa reduz o impacto ambiental do descarte de lodo, promove práticas de economia circular e oferece uma alternativa sustentável para a fertilização de solos.

A parceria entre a Ambiental MS Pantanal, o Governo de Mato Grosso do Sul – por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário) e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) – e o Grupo Organics Biofertilizantes é essencial para o sucesso do projeto. Parte da produção de biofertilizantes é destinada a famílias envolvidas na agricultura familiar no estado.

Desde a implantação do projeto, em junho deste ano, já foram entregues 460 toneladas do produto a agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas, fortalecendo a agricultura sustentável em Mato Grosso do Sul.

Sobre o PNQS

Criado em 1997, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) reconhece empresas que se destacam pela gestão eficiente e pela inovação no setor de saneamento ambiental. Os projetos concorrentes são avaliados com base em critérios como inovação, liderança, impacto social e eficiência operacional.

A premiação incentiva a busca por melhorias contínuas e pela implementação de soluções sustentáveis em todo o país. Com o FertBio-MS, a Ambiental MS Pantanal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, transformando resíduos em oportunidades de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã Saiba mais
Iniciativa de colaborador da MS Pantanal otimiza serviços em Japorã

Trabalhador adaptou sistema que evita obstruções na rede de esgoto do município “Uma ação simples que gera resultado” é assim que o opera...