Notícias

Ver notícia

Desde o início da parceria com Sanesul, Ambiental MS Pantanal não registra nenhum acidente envolvendo este fenômeno

Foto: Freepik

Sol, calor e dias de chuva são as características do verão não é mesmo? É.. mas cuidado! A estação também acende um alerta para tempestades, que, na maioria das vezes, vem acompanhadas de raios. Para você ter uma ideia, o Brasil é o país com maior incidência de raios, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), são aproximadamente 78 milhões descargas por ano.

Foto: Freepik

Para evitar acidentes, a Ambiental MS Pantanal exige o uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), além de lançar mão de medidas importantes que vão desde a orientações preventivas a iniciativas que devem ser tomadas antes de uma tempestade. Essas atitudes, refletem num dado positivo para a concessionária que desde 2021, quando iniciou a parceria com a Sanesul, não registra nenhum acidente com raios.

Arquivo: Aegea

O Supervisor da Segurança do Trabalho Fabio Barbosa da Cruz destaca que a preocupação da  Ambiental MS Pantanal não é apenas com os profissionais que trabalham nas ruas, os que exercem atividade interna também recebem orientações. Para eles, é recomendado que, no período de tempestade, permaneçam dentro dos edifícios estruturados da empresa até a chuva passar.

Para aqueles que atuam na área externa, a indicação é que, ao começarem os trovões, o trabalhador procure um local seguro para se abrigar. O doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Widinei Alves Fernandes destaca ainda que a pessoa deve evitar ficar próximo a árvores e caminhões.

Arquivo: MS Pantanal

Isso porque, por causa da altura e sua forma, as arvores tendem a atrair os raios. Ele destaca ainda que, caso não haja a opção, o correto é o trabalhador se ajoelhar, ou seja, ficar numa posição de oração. Dessa forma, o indivíduo diminui a sua altura, e consequentemente a chance de ser atingido.

O Supervisor da Segurança do Trabalho diz que é comum os colaboradores da MSP dirigirem durante o trabalho. Por isso, nesses casos, ele reforça a importância deles permanecerem dentro do veículo com as janelas fechadas.

O supervisor da Segurança do Trabalho lembra ainda das regras de ouro do Grupo Aegea, que a concessionária segue, uma delas é o Direito de Recusa. Nesta regra está descrito que o trabalhador pode exercer esse direito em caso de risco grave e eminente e se tiver dúvida, procurar o líder direto.

Supervisor da Segurança do Trabalho Ambiental MS Pantanal Fabio Barbosa da Cruz

Fábio destaca que a prevenção é a chave para a segurança durante tempestades. “Tomar medidas proativas pode ajudar a minimizar o risco de acidentes relacionados a raios”, frisou.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental MS Pantanal é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 68 municípios no interior do Mato Grosso do Sul

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental MS Pantanal trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental MS Pantanal e saiba mais sobre obras, programas e projetos.