Notícias
Dando continuidade em seu cronograma de entrega de obras e anúncio de novos investimentos, a Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul), entregou, nesta sexta-feira (16), melhorias nas redes de esgoto nos municípios de Rio Verde do MT e Camapuã.
Em um ato público em Rio Verde, ao lado do prefeito José de Oliveira (DEM), o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., entregou 2,7 quilômetros de rede coletora de esgoto, 93 ligações domiciliares, uma estação elevatória e 86 metros de linha de recalque – um conjunto de tubulações, conexões, peças e dispositivos para garantir o perfeito bombeamento do esgoto.
Já em Camapuã, foi autorizada a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade de 30 litros por segundo, um laboratório e duas estações elevatórias, bem como obras complementares, em mais uma etapa do programa Avançar Cidades.
As estruturas serão operadas pela Ambiental MS Pantanal (AMSP). A empresa foi criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – a maior companhia privada de saneamento do país -, com o objetivo de impulsionar investimentos e dar acesso aos serviços de saneamento a mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses até o final de 2031. Com isso, 98% da população será contemplada.
Equipes e veículos da PPP já podem ser vistas em todas as cidades do estado desde maio, quando a AMSP deu início à chamada operação plena.
Referência nacional, a PPP se antecipou ao marco do saneamento, que completou um ano, nessa quinta-feira (15). Caso a meta seja atingida até o final de 2031, o MS será o primeiro estado brasileiro a universalizar o saneamento básico, num marco histórico para o país.