Notícias
Na última semana, alunos da rede pública de Anaurilândia viveram a experiência do teatro, numa peça que aborda temas de conscientização ambiental e a importância do saneamento básico de maneira lúdica. A ação faz parte do programa “Saúde Nota 10”, trazido pela Ambiental MS Pantanal – empresa de saneamento presente em 68 municípios do Mato Grosso do Sul.
A peça “Dona Arara Vai Casar”, apresentada aos alunos das escolas Maria José e Prof. Paulo Ney, traz uma história narrada pela ararinha Arareca, que, através da música e das rimas, batalha para preservar o seu ambiente.
Com muita música e a animação de personagens inspirados nos animais do Pantanal, o espetáculo fala da importância do saneamento básico e contextualiza os principais problemas ambientais que ameaçam os biomas brasileiros: desmatamento, queimadas, poluição dos rios, tráfico de animais e pesca predatória.
Além da peça na escola, os alunos da Maria José ainda tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Município operada pela MS Pantanal, para ver de perto cada uma das etapas do processo de purificação do efluente é devolvido aos rios. Os alunos ainda construíram maquetes da estação, como parte do projeto da escola.
O supervisor regional da MS Pantanal, Lucas Fontes, parabenizou a excelência do trabalho dos alunos e disse “essa é a ideia do projeto: transmitir às novas gerações a importância do tratamento de esgoto, tanto para o impacto na saúde como no meio ambiente”. “Saímos aqui com a sensação de dever cumprido e o que aconteceu aqui será uma referência nas ações sociais em todo nosso estado”, acrescentou.
Já o diretor da escola Maria José, José de Sá Cavalcanti, agradeceu a parceria com a MS Pantanal e espera que esse “pontinho de luz que nasceu, se expanda junto à comunidade escolar. “Espero que isso traga a conscientização aos alunos, porque sabemos que hoje está faltando a proteção do meio ambiente, que está sendo muito agredido”.